Como aliviar o calor (sem ligar o ar-condicionado) em 8 dicas


Como dizia uma amiga: “que calor Leonor!”. Para o calor não tem jeito: quem pode, pode, se joga no mar gelado, quem não pode, se sacode. Alguns correm e ligam o ar-condicionado, outros além de não terem esse luxo, são contra o aumento na conta de luz ou da emissão dos gases de efeito estufa, ou tudo isso e muito mais, afinal, o ar-condicionado não faz bem à saúde se muito frio ou se não estiver com seus filtros bem limpos.

Então, como sobreviver ao calor na cidade de uma forma natural e green? ou seja, sem causar danos ao meio ambiente e à nossa saúde?

1. Beba mais ou menos 10 copos de água por dia

Que correspondem a uns 2 litros geralmente recomendados durante as outras estações, então, chegar aos três litros no verão é ainda melhor! É o que confirma Michela Barichella, responsável pelo Departamento de Dietética e Nutrição do Instituto Clínico de Aperfeiçoamento de Milão: “O nosso organismo precisa de cerca de 3 litros de água por dia, um litro e meio é introduzido com alimentos e os outros 50% com água potável. O que significa que a quantidade diária de copos de água varia de 6 a 8, no verão deve-se aumentar para de 8 a 10”. Apesar da recomendação, comum, alguns especialistas dizem que não existe uma quantidade exata recomendável pois o corpo se regula sozinho através da sede e cada pessoa sente uma necessidade diversa da outra em termos de quantidade de água para beber. Na dúvida é melhor não forçar. Tem gente que por costume não bebe tanta água e aí nesse caso, ela pode se lembrar mais de bebê-la. Ao mesmo tempo, forçar 10 copos se não se sente mesmo a fim não tem necessidade. Ou seja, nem 8 nem 80, confie na sede mas também lembre-se de se hidratar.

2. Comer alimentos leves, ricos em água, para hidratar melhor o nosso corpo

Melancia, melão, saladas e iogurtes devem ser ingeridos não só por conterem tanta água, necessária para a nossa hidratação, mas também por causa dos muitos minerais essenciais que contêm, para mantermos a boa saúde.

3. Comer menos em quantidade e mais em frequência

Fazer mais refeições durante o dia, a fim de facilitar a digestão e permanecer sempre leve.

4. Vestir-se leve

Evite roupas feitas de tecidos sintéticos e prefira as fibras naturais, como o linho e o algodão, para não super aquecer a pele. Muitos já sabem mas outros não: evite roupas de cor escura que atraem mais os raios solares e esquenta demasiadamente. O preto é ausência de cor enquanto o branco é a união de todas as cores. A cor do verão é branco! Chic, leve e fresco!

5. Mais banhos durante o dia

Mas sem sabonete!!! e com água fria (que com o calor fica naturalmente morna) e olho na economia d’água!

6. Desligue todos os aparelhos eletrônicos da casa

Especialmente aqueles que não são usados frequentemente. Desta forma, as luzes de stand-by, as chamadas vampiras, não sugam energia e não emitem calor.

7. Tenha plantas trepadeiras na varanda

Se puder, para refrescar o ambiente, tenha plantas trepadeiras em casa. Elas protegem as paredes da casa da luz solar, evitando a absorção do calor.

8. Tenha cortinas de cores claras nas janelas

As cortinas maiores tendem a esquentar ainda mais facilmente, e se de cores escuras, viram um verdadeiro forninho móvel. Por isso proteja os cômodos da luz solar, mas sempre com cores claras. Tentemos ao menos reduzir o uso do ar-condicionado. E se estiver pensando em comprar um, veja aqui nossas dicas para te ajudar na escolha.

Talvez te interesse ler também:

10 RECEITAS DE ÁGUA AROMATIZADA

UM AR-CONDICIONADO FOTOVOLTAICO E OFF-GRID




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...