Chorar vendo Filmes é Sinal de Força Emocional e Resiliência


Chorar ao assistir filmes pode ser uma demonstração de força emocional e empatia. Os filmes, sendo um poderoso meio de evocar respostas emocionais, têm o poder de tocar profundamente nossas emoções.

De acordo com a psicóloga e pesquisadora especialista em psicanálise, Dra. Ana Maria Sepe, o choro, como resposta a narrativas dramáticas, é uma prática saudável tanto para homens quanto para mulheres, destacando que a comoção não é  um sinal de fraqueza, e sim de força emocional.

Esse fenômeno está relacionado à empatia, que se manifesta quando nos identificamos com personagens fictícios, permitindo-nos ver a realidade através de seus olhos. Estudos de neuroimagem revelam que nosso cérebro se conecta aos personagens com os quais nos identificamos, ativando áreas cerebrais associadas às ações desses personagens. Além disso, essa conexão emocional é acompanhada pela liberação de ocitocina, um hormônio que aumenta a sociabilidade e a empatia.

A capacidade de se emocionar e de se identificar com personagens fictícios, denota a nossa capacidade de compreender situações e pontos de vista de outras pessoas. Esse mecanismo, conhecido como identificação, é uma experiência universal, e a empatia resultante contribui para a construção de conexões sociais mais profundas.

Catarse: Liberar-se de Emoções

A pesquisadora também destaca a catarse emocional proporcionada pelo choro durante filmes, permitindo a liberação de emoções acumuladas e melhorando o humor. Estudos indicam que pessoas que se permitem chorar durante filmes tristes experimentam um aumento significativo no bem-estar emocional.

No entanto, a psicóloga adverte sobre a importância do equilíbrio emocional, enfatizando que reprimir ou se deixar dominar pelo choro podem ser prejudiciais. O choro saudável, segundo ela, envolve a capacidade de administrar e refletir sobre as emoções vivenciadas. Observa-se também a peculiaridade de algumas pessoas que podem encontrar mais facilidade em expressar emoções por meio de personagens fictícios do que em relação às suas próprias experiências emocionais.

Em suma, chorar ao assistir filmes não apenas reflete nossa capacidade de empatia e conexão emocional, mas também é um sinal de resiliência emocional, contribuindo para uma compreensão mais ampla das emoções e fortalecendo nosso bem-estar psicológico.

Fonte: psicoadvisor.com

Talvez te interesse ler também:

No Japão, um hotel para mulheres que querem chorar

Chorar faz um bem danado à alma, ao coração, até aos olhos

Indisponibilidade emocional: o que é e como reconhecê-la




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...