Rosácea: conheça os tratamentos que funcionam!


A rosácea é uma doença dermatológica comum. Para alguns, a preocupação é apenas cosmética, podendo, porém, ser uma importante fonte de estresse. Algumas pessoas têm uma sensação de queimação no rosto que pode incomodar bastante.

Existem várias aparências da rosácea, sendo uma vermelhidão no centro do rosto o padrão mais comum. Outras pessoas apresentam pústulas semelhantes às de acne, pápulas e irritação nos olhos.

Aqui vamos desvendar os tratamentos para rosácea que funcionam e têm eficácia comprovada.

Cuidados com a pele

Pessoas que vivem com rosácea devem evitar esfregar a pele com força (por exemplo, ao secar o rosto com toalhas), evitar o sol e manter a pele hidratada. Hidratantes sem odor e óleos essenciais frequentemente ajudam. Algumas pessoas percebem gatilhos específicos para a rosácea, como álcool, exercício físico, estresse e alimentos fortes. Evitar esses gatilhos, conforme possível, pode ser extremamente útil para evitar exacerbação da doença.

Camuflagem

Podemos chamar de “camuflagem” o uso de maquiagem para esconder a vermelhidão e as pústulas da rosácea. As maquiagens de tom verde são excelentes para isso. Sobre ela, pode-se aplicar a maquiagem de interesse. Há uma gama de tutoriais na web ensinando o passo-a-passo da camuflagem da rosácea.

Cosméticos

Muitos cosméticos são vendidos como sendo indicados para quem vive com rosácea. Alguns prometem até ser a cura da rosácea! Esses últimos, em especial, devem ser considerados fraudes. A rosácea é uma doença crônica e, quem diz que tem a cura, está mentindo. O bom cuidado com a pele com produtos básicos é suficiente (veja acima).

Laser

O laser é um ótimo tratamento para a rosácea! Os lasers de uso médico se baseiam no princípio da “fototermólise seletiva”. Isso se refere a uma absorção preferencial da energia do laser por alguns tecidos específicos, de forma a destruir lesões específicas e preservar os tecidos adjacentes.

No caso da rosácea, o laser acaba com os vasos sanguíneos do rosto (chamados de telangiectasias). Mais especificamente, as ponteiras KTP (Nd:YAG 532nm) e luz pulsada intensa são os tratamentos indicados. De 1-3 sessões podem ser indicadas, a depender do paciente.

Medicamentos

Brimonidina

Essa medicação promove a contração dos vasos sanguíneos e diminui a vermelhidão. Uma solução oftálmica é vendida no varejo para o tratamento de glaucoma, e algumas pessoas se beneficiam de aplicar o colírio no rosto.

Oximetazolina

Esse medicamento é vendido no balcão da farmácia para alívio da vasoconstrição nasal como consequência de rinossinusite. É possível aplicar o colírio no rosto para tratar a vermelhidão referente à rosácea, embora isso seja uma indicação off-label

Metronidazol

Esse medicamento é um antibiótico e só é vendido sob prescrição. Existe um ácaro chamado Demodex que vive na pele de algumas pessoas (com rosácea ou não). Presume-se que ele contribua para o desenvolvimento da rosácea em algumas pessoas, embora não seja um causador definitivo. O metronidazol é geralmente indicado para quem desenvolve pápulas e pústulas como consequência da doença, e acredita-se que funciona por exterminar a população do Demodex.

Fontes: 
http://www.rosacea.org/physicians/management-options-for-rosacea 
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/bjd.20485 
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/bjd.18420

Autor: 
Dr. Rafael Muller de Carvalho
Médico, atua na área de doenças dermatológicas e medicina estética.
https://www.drrafaelcarvalho.com.br 
Texto original do autor

Talvez te interese ler também:

Brasileiros criam pele artificial para evitar testes em animais

Fumo de terceira mão causa danos à pele, inclusive de não fumantes

Alimentos ricos em colágeno para a pele esplandecer




Dr. Rafael Muller de Carvalho


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...