Jogos de Pequim realizados em neve 100% artificial. É o fim do gelo natural


Você sabia que está acontecendo as competições dos Jogos Olímpicos de Inverno 2022 em Pequim?

E mais: os XXIV Jogos Olímpicos de Pequim 2022, que começaram oficialmente dia 04, são os primeiros da história a serem realizados em neve quase 100% artificial, não sem um significativo impacto ambiental.

Neve artificial

A China é o primeiro país a sediar uma Olimpíada de Inverno feita com neve 100% artificial.

Uma quantidade absurda de água foi usada neste processo, ainda que Pequim tivesse anunciado que as Olimpíadas seriam neutras em carbono, graças à fontes renováveis de energia usadas ​​e outras iniciativas para compensar o impacto. O anúncio pode ter sido uma espécie de greenwashing.

Como assim?

Desperdício de água

De acordo com o relatório “Slippery Slopes: How Climate Change is Threatening The Winter Olympics“, publicado por cientistas da Universidade de Loughborough de Londres, os chineses tiveram que desperdiçar mais de 222 milhões de litros, o suficiente para encher 85 piscinas olímpicas. 

É uma quantidade enorme de água!

Sendo que a escassez de água subterrânea determina que na metrópole haja menos de 190 metros cúbicos de água por ano para cada um de seus 24 milhões de habitantes.

Isso é menos de 20% do limite de segurança da ONU.

No entanto, Pequim responde que a água desperdiçada na neve artificial é apenas 2% de suas necessidades.

Cobertura de gelo

Em Yanqing, onde o centro de esqui está localizado, em média, apenas 21 centímetros de neve caem em um ano.

Para a competição, aproximadamente 1,2 milhão de metros cúbicos terá que ser coberto de neve artificial. Para polvilhar todos os sistemas com neve e/ou gelo, os organizadores instalam centenas de dispositivos ao longo dos percursos.

Todas as instalações são particularmente exigentes em termos energéticos, como torres de arrefecimento de água, geradores de neve e canhões.

Maiores riscos de acidentes

A neve artificial é mais gelada e escorregadia do que a neve natural, catalisando o risco de quedas perigosas para os atletas.

Por quê?

Não apenas diretamente na encosta, mas também fora dela, não haverá um manto macio e profundo de neve branca para amortecer os golpes e quedas, mas sim, lama e pedras.

O fim do gelo natural

A artificialidade desses Jogos causa bastante polêmica, já que vai contra o discurso chinês de produzir uma edição sustentável dos Jogos Olímpicos.

Apesar do reaproveitamento de cinco estádios construídos para as Olimpíadas de Verão de Pequim 2008 e da redução de carbono, desperdiçar água não foi um problema para a China.

Mas tem um fator ainda pior, a China pode ser precursora de uma história triste. Os cientistas da Universidade de Loughborough acreditam que a neve artificial pode vir a ser o novo normal ao longo do tempo, à medida que nosso planeta aquece, as mudanças climáticas acabam com a possibilidade dos esportes de neve e gelo ocorrerem em condições naturais.

Dos Alpes aos Pirineus, das Montanhas Rochosas aos Andes, os fãs de esportes de neve estão relatando temporadas mais curtas, níveis mais baixos de queda de neve e derretimento de geleiras.

É o fim do gelo natural!

Talvez te interesse ler também:

“Blueskying”: China consegue controlar o clima e deixar o céu azul 

Crueldade animal: 10 práticas horríveis que a China deve abolir 

Coronavírus: China sabia! Novos documentos confirmam 




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...