Felicidade aumenta quando se faz esporte com constância

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Para ser feliz não precisa recorrer à fórmulas mágicas, basta fazer um pouco de esporte. O mérito é sempre das endorfinas que, se estimuladas, dão origem a sentimentos autênticos de bem-estar. Mas quanta atividade física deve ser feita para que você fique realmente de bem consigo mesmo? 

Se, por um lado, esporte demais pode ser prejudicial e, o contrário, o excesso de sedentarismo é igualmente perigoso para a saúde, um meio de se sentir bem e ser feliz depende não tanto do tempo dedicado ao esporte, mas da constância na prática, bem como da idade e do peso.

É o que dizem pesquisadores da Universidade de Michigan que publicaram seus estudos no Journal of Happiness Study analisando 23 pesquisas existentes, baseados em uma grande quantidade de dados e uma grande variedade de amostras de vários países.

Os resultados mostraram que a probabilidade de ser feliz é 52% maior entre aqueles que são muito ativos e se reduz a quase 30% para os que são menos ativos, descendo cada vez mais conforme aumenta o estilo de vida sedentário.

Nada muda com relação ao tipo de esporte praticado, o que é necessário são apenas regularidade e constância para estimular a produção de endorfinas e serotonina no cérebro.

Em todo caso, até mesmo uma atividade moderada faz diferença. Os mais idosos precisam apenas de 10 minutos de atividade física por semana para que  o humor deles fique melhor. Segundo a pesquisa, além disso, aqueles que sobreviveram ao câncer e que se dedicam à atividades aeróbicas e ou se alongam por um curto período de tempo, recuperam saúde e bom humor com mais rapidez e facilidade.

Por fim, um elemento a não ser esquecido é o peso: dos dados da pesquisa, também emerge que, comparados aos jovens que não praticam atividades físicas, aqueles que as fazem uma vez por semana têm 1,4 vezes mais chances de se sentirem felizes se estiverem com o peso em dia e 1,5 vezes se estiverem acima do peso.

O exagero, por outro lado, não leva a nenhum resultado: de acordo com os pesquisadores, é útil não exceder o limite máximo de 15/300 minutos de exercício semanal porque, passando esse limite, a pesquisa não encontrou incidências significativas em termos de melhora do humor.

Portanto, faça esportes ou qualquer outra atividade física com certa constância e sem exageros que a felicidade baterá à sua porta como em um passe de mágica. Simples assim!

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