Muay Thai: como treinar quando você estiver sozinho

Muay Thai

Treinar uma arte marcial, independente de qual seja, é sempre recomendado e muito saudável. Melhor ainda quando podemos treiná-la com um companheiro ou com a ajuda de colegas. Infelizmente, em nosso mundo contemporâneo e conturbado com as mais variadas adversidades, nem sempre temos tempo disponível para frequentar uma academia ou marcar com um colega semanalmente para práticas de uma arte marcial. Veremos aqui mais sobre o Muay Thai e como treinar quando você estiver sozinho. Será necessário apenas que você tenha uma área para o treino, uma corda de pular, um saco suspenso e música à sua escolha.

Primeiro passo para treinar Muay Thai: Aquecimento

O primeiro passo para começar a treinar Muay Thai sozinho com sucesso é o aquecimento. Dividiremos este passo em 3 etapas simples:

    • Alongamento e movimentação – 10 minutos: aqui você deverá se alongar e aquecer o corpo por 10 minutos, para evitar câimbras ou inconvenientes corporais posteriores;
    • Pular corda – 6 minutos: você pode pular a corda por 3 minutos, fazer uma pausa de 1 minuto e em seguida pular por mais 3 minutos;
    • Shadow box – 9 minutos: este é o clássico exercício de simular socos e chutes no ar com um oponente invisível. É importante que todos os 9 minutos sejam dedicados a isso com muito compromisso, sem qualquer pretensão de vergonha ou preguiça. Veja como pode ser praticado no vídeo a seguir:

Segundo passo para treinar Muay Thai quando você estiver sozinho: saco de pancadas suspenso

Para que seu treinamento seja completo, conforme explicamos inicialmente, será necessário que você tenha um saco de pancadas para fixar no teto e poder utilizá-lo em suas práticas. É importante que ele seja do tamanho oficial padrão que em geral pode ser encontrado em qualquer loja de artigos esportivos. Estando preparado, vamos lá:

    • 50 chutes: neste exercício você praticará chutes no saco, serão um total de 50 chutes alternados. Isso significa que se você começar com a perna direita, o segundo chute deverá ser feito com a perna esquerda. Note que é recomendado que você se adéque ao balançar do saco de pancadas, pois quando você chutar com a perna direita ele se moverá para esquerda, tão logo você deve reconhecer o momento adequado de chutar com a perna esquerda, uma vez que o saco estará em sua direção;
    • 50 chutes por perna: ao contrário do primeiro exercício, aqui você não irá alternar as pernas. Dará 50 chutes com uma perna, e assim que terminar com uma perna, dará 50 chutes com a outra perna. Você escolhe com qual começar. Veja mais como esta prática pode ser feita através deste vídeo:

5 rodadas de estilo livres: neste passo você é livre para experimentar e incrementar sua técnica. Aqui você poderá variar chutes ou mesmo socos para testar a melhor sequência de movimentos para você. Desenvolvendo o hábito de seguir todos estes passos, diariamente ou por alguns dias durante a semana, será o suficiente para deixá-lo cada vez melhor nesta arte marcial.

Recomendações gerais para treinar Muay Thai

Esta incrível arte marcial traz muito mais do que a melhora da condição física. Treinar Muay Thai, mesmo que sozinho, fará com que você aguce os mais variados sentidos do seu corpo, desde noção de espaço e tempo, como também seus reflexos. É uma prática saudável e altamente recomendada a qualquer um. Obviamente, é importante consultar seu médico ou profissional de saúde antes de optar por adotar esta prática diariamente para que ele possa liberá-lo para estes exercícios.

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