Como ensinar criança a cozinhar e com qual idade começar?


“Cozinha não é lugar de criança”, certamente grande parte das pessoas já ouviu isso quando era pequeno ou já disse isso, em algum momento. Mas a cozinha, embora realmente seja um lugar perigoso para as crianças, é também um espaço que pode ser muito divertido e ensinar muito para elas. Porém, para que isso aconteça, é importante ficar de olho na idade certa para inclui-las no preparo das refeições e de que forma garantir que esse seja um momento agradável e seguro. Por isso, confira abaixo o que deve ser levado em conta, qual a idade ideal e o que eles podem começar a cozinhar.

Segurança e idade

É na cozinha que fica a grande maioria dos objetos cortantes, como facas, ou que envolvem uso de fogo, como fogão, além dos eletrodomésticos, cheios de tomadas e de perigos. Por isso todo cuidado é pouco na hora de levar as crianças para a cozinha. Até os 3 anos elas podem ficar olhando e conhecendo um pouco mais sobre os alimentos. Porém, após certa idade já dá para inclui-las em pequenas atividades.

Confira:

Entre 4 e 6 anos

Nessa fase, elas já podem começar a ajudar na cozinha, mas sempre com supervisão. Deixe-as longe de objetos, como facas, e do fogão. Prefira receitas simples e atividades seguras, como lavar ou misturar a salada ou ingredientes de um prato, quebrar ovos, pegar itens nos armários ou decorar um bolo;

A partir de 6 anos

A ajuda já pode ser mais consistente, mas elas ainda precisam de supervisão. Nessa fase, as crianças já estão em processo de alfabetização e podem auxiliar na leitura de ingredientes de uma receita, separando itens e ajudando nas medidas culinárias;

A partir de 10 anos

Nessa fase, elas já entendem os riscos envolvendo a cozinha e podem ajudar no preparo de pratos um pouco mais elaborados, mas sem exagero. Receitas que envolvam fritura ou que precisam do uso de muitos objetos perigosos, é melhor fazer sozinho, e deixar a criança ajudar em pratos mais simples.

Vale lembrar que é importante preparar a cozinha para que a criança possa, de fato, se divertir cozinhando. Separar os ingredientes, verificar se tem todos os itens, e, igualmente importante, não se importar com a sujeira e nem cobrar demais a criança são atitudes essenciais para garantir que cozinhar seja uma tarefa divertida e lúdica.

A inclusão das crianças na tarefa de preparar alimentos auxilia em uma melhor conscientização sobre alimentação e escolhas mais saudáveis, além de facilitar a aceitação de alguns alimentos menos populares entre o público infantil, como quiabo, salada ou jiló.

O que a criança aprende na cozinha

A cozinha pode ser um espaço bem envolvente e ensinar muito. Cozinhando elas aprendem noções de matemática, como contar, medir, pesar, conhecer formas e cores, além de saber mais sobre grupos alimentares e conhecer texturas, formas e sabores diferentes.

Graças à cozinha, a criança tem acesso aos processos químicos que envolvem o ato de preparar alimentos, como a mudança do sólido para o líquido e do líquido para o gasoso, processos de fervura, cozimento, entre outros.

Fazer receitas melhora a leitura das crianças e o vocabulário, aguça a criatividade, os 5 sentidos e a coordenação motora.

É na cozinha também que elas conhecem as receitas de família, os pratos típicos regionais e tem melhor noção da importância da limpeza, da organização e do trabalho de equipe.

Cozinhar com as crianças ajuda a construir vínculos: ficará para sempre na memória delas, ainda mais no caso das grandinhas, aquele dia que vocês fizeram um bolo de chocolate juntos e sujaram toda cozinha. Isso é passado de geração em geração.

Não à toa o ato de comer é das maiores formas de sociabilidade entre os seres humanos. Comer é bom demais, então as crianças vão aprendendo a experimentar e conhecer novas receitas.

O que elas podem começar a cozinhar

Além das questões de segurança, de estar sempre supervisionando a criança, separar os ingredientes antes do preparo, escolher receitas simples e não se importar com a sujeira que vai ocorrer, inevitavelmente, é essencial escolher pratos divertidos, e deixar a criança experimentar: certamente ela vai ficar feliz de ser premiada com a colher suja de chocolate, que aparece antes do bolo ficar pronto e já dá um gostinho do que virá depois.

Aproveite para usar utensílios divertidos, com carinhas e formas infantis, que a chance das crianças se envolverem será ainda maior. Na hora que o bolo está assando no forno, é o momento de chamar a criança para uma nova brincadeira: limpar toda a bagunça. Acredite, pode ser muito divertido toda aquela espuma e água à disposição (mas com consciência da importância de não desperdiçar água nem sabão).

Você pode fazer uma pizza de frigideira e deixar a criança decorar a pizza, ou mesmo um bolo de caneca, que fica pronto rapidinho, ou um cookie com gotinhas de chocolate, um sucesso entre a criançada.

O mais importante é aproveitar o momento junto com a criança e mostrar que cozinhar é quase tão bom quanto comer.

Fontes:

  1. Unimed
  2. Pat Feldman
  3. A Gazeta
  4. Nutritotal

Talvez te interesse ler também:

20 maneiras de ensinar sustentabilidade para as crianças

O fantástico método de Maria Montessori: criança que trabalha não dá trabalho

Criança pode ser vegetariana? Veja prós, contras e dicas

Meninas podem se depilar? Com qual método e em que idade?

Será que seu filho é superdotado? Reconheça os sinais

Criança não namora, nem de brincadeira: chega de erotização infantil!




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...