Disciplina positiva: o caminho de sucesso para criar crianças felizes


Todo mundo quer ver seu filho feliz, isso é o maior sucesso que um pai pode ter. Dentro das mil possibilidades de educação que existem, das mais rígidas disciplinares às mais libertárias possíveis, existe um meio termo baseado no amor e na compressão. Conheça a disciplina positiva, sua importância e como aplicar esse programa educacional.

Criar filhos nunca foi fácil, mas, atualmente, as pessoas não se sentem mais “presas” a educar de uma forma só. Existem várias formas de educar. Não existe certo e errado nessa história, pois educação é um desafio para qualquer ser humano. No entanto, existem cada vez mais pesquisas apontando que algumas práticas não somente não são efetivas, como acabam prejudicando a criança em longo prazo, é o caso do hábito de usar da violência física para “disciplinar”.

Por isso, hoje já se sabe que crianças educadas com amor e respeito possuem mais chances de sucesso. E sucesso aqui não é medido pela quantidade de dinheiro que ela vai ter, ou por uma carreira invejável, mas sim pelas habilidades sociais, autoestima fortalecida, empatia e conexão com os outros. Isso é o que pretende a corrente conhecida como disciplina positiva.

O que é a disciplina positiva?

A disciplina positiva é um programa educacional que visa proporcionar às crianças e adolescentes um ambiente que permita que elas se desenvolvam adequadamente, sendo respeitadas em sua integridade, de modo a conseguirem adquirir as habilidades necessárias para tornarem-se adultos mais felizes. Por isso é um modelo de educação de longo prazo.

A origem do conceito data dos anos 20, graças aos trabalhos dos psiquiatras Alfred Adler e Rudolf Dreikus, que ensinavam pais e educadores a lidarem com as crianças e jovens de modo mais efetivo, tendo como premissa o fato de que os seres humanos necessitam do senso de pertencimento e importância para se desenvolverem adequadamente.

As ideias de Adler e Dreikus inspiraram Jane Nelsen, educadora e psicóloga, a escrever a respeito. Seu livro mais famoso “Disciplina Positiva” mostra como aplicar essa forma de educação e a importância dela.

Como funciona a disciplina positiva na prática?

A ideia principal por trás da disciplina positiva é incentivar pais e educadores a enxergarem as crianças e adolescentes como os seres humanos que são, de forma a respeitá-los e entende-los para que a educação seja mais efetiva e eles, mais realizados. Inúmeras pesquisas mostram que as crianças precisam da conexão com os outros, principalmente dos cuidadores, e que tendem a se tornar adultos melhores quando estabelecem vínculos fortes.

A disciplina positiva não é deixar a criança fazer o que ela quer, embora a falta de conhecimento a respeito dessa corrente possa estimular esse pensamento.

Na verdade, a disciplina positiva mostra que é possível educar com firmeza e gentileza, sem precisar recorrer à punições, humilhações e agressões. Ela funciona, nesse sentido, como um equilíbrio entre o autoritarismo e a permissividade. Você vai continuar dizendo não para seus filhos, pois isso é essencial para o pleno desenvolvimento deles, mas vai fazer isso de modo respeitoso e buscando as causas dos maus comportamentos, ao invés de apenas puni-los. Isso faz toda a diferença.

A disciplina positiva visa ainda ensinar as habilidades sociais necessárias para que a criança lide melhor com as pessoas e com si mesma na vida adulta. Quanto mais equilibrada emocionalmente, valorizada, maiores as chances de agir sobre o mundo com resiliência e amor.

Os principais fundamentos da disciplina positiva são estimular a conexão, o respeito mútuo, ensinar habilidades sociais e de vida, incentivar na descoberta das capacidades e entender que essa é uma corrente que é efetiva em longo prazo. É necessário persistência e segurança de que está fazendo o melhor pela criança.

Como aplicar no dia a dia

Existem diversos livros, sites e blogs que tratam do tema. Um dos mais conhecidos, que dá dicas bem interessantes a respeito é o site Paizinho Vírgula, assim como o Disciplina Positiva e o Criando com Apego.

Existem algumas dicas de como aplicar a disciplina positiva, entre elas é possível destacar:

  • Olhe a criança nos olhos e fique na altura dela para comunicar algo. Isso mostra respeito, que você se importa e a incentiva a prestar atenção ao que você vai dizer
  • Trate a criança com empatia, mostrando que respeita e entende os sentimentos dela;
  • Demonstre afeto e dê atenção. Isso é essencial para a autoestima e construção da conexão;
  • Tenha limites claros e seja sempre coerente. Explique os “nãos” e seja firme.

Talvez te interesse ler também:

10 INVENÇÕES DE CRIANÇAS PARA TORNAR O MUNDO UM LUGAR MELHOR

CRIANÇAS QUE BRINCAM AO AR LIVRE E SE SUJAM SÃO MAIS SAUDÁVEIS E FELIZES

COMO DEMONSTRAR AMOR INCONDICIONAL AOS SEUS FILHOS, MESMO SEM PALAVRAS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...