#Elfontheshelf: o que é e como funcionam os elfos nas prateleiras que estão conquistando o mundo

  • atualizado: 
Elfontheshelf

Já ouviu falar do Elf on the shelf que é uma brincadeira de Natal dos EUA? O Elf on the Shelf (tradução literal: Elfo na prateleira), teve início em 2004 e rapidamente muitas pessoas incorporaram essa brincadeira à tradição do Natal.

A brincadeira se baseia na história de que o Elfo vem do Polo Norte para ajudar o Papai Noel a observar as crianças, para saber se elas estão se comportando bem ou não.

As crianças se comportando bem, o Elfo as coloca na lista para entregar para o Papai Noel e, então, elas serão recompensadas com o presente do Papai Noel.

Para realizar essa brincadeira tem até o kit com o livro + Elfo vendido em várias lojas dos Estados Unidos ou neste site Elf on the shelf. Inclusive no site tem vídeos e outros livros com histórias sobre o Elfo, bonecos do Elfo, acessórios para o Natal com o Elfo, entre outros.

O livro Elf on the shelf conta a história do Elfo descrevendo como ele é e se comporta, orienta as crianças a darem um nome a ele para iniciar a magia, e não podem tocar nele, senão quebra a magia.

Pode-se escolher o tom de pele e o sexo do Elfo.

Segundo a a história do Elfo na Prateleira, todas as noites, ele volta para o Polo Norte para contar ao Papai Noel o que viu, e no dia seguinte ele aparece em outro lugar da casa. A tradição é mudar a posição do Elfo na casa, várias vezes ao dia e os adultos fazem isso quando as crianças não estão prestando atenção, para alimentar a fantasia delas.

Saiba mais sobre essa brincadeira e assuntos relacionados com o Elfo na Prateleira.

 

1. O livro que deu origem à história do Elfo na Prateleira

elf livro

A origem dessa brincadeira está no livro, "The Elf on the Shelf: A Christmas Tradition," escrito por Carol Aebersold, sua filha Chanda Bell e ilustrado por Coe Steinwart, que além da história contém as instruções de como fazer a brincadeira e o "jogo" com a família. O livro conta a história em forma de rima, do Papai Noel e seus assistentes elfos.

2. O filme baseado no livro sobre Elfo na Prateleira

Existe o filme do Elf on the shelf, baseado na história do livro, mostrando a caixa do livro com o elfo sendo colocada na porta da família, pelo correio. Este é o trailer do filme publicado no do canal Elf on the shelf Official.

3. O Jogo do Elfo na Prateleira

As regras principais da brincadeira do Elfo na Prateleira é:

  • Colocar, sem as crianças verem, o elfos em qualquer lugar da casa.
  • A chegada do Elfo deve se dar na noite anterior, com uma carta de apresentação, na porta, depois que as crianças estiverem dormindo.
  • Para não anular a "magia" não pode tocar no Elfo.
  • Na parte de trás de cada livro, as famílias devem escolher o nome do Elfo e escrevê-lo junto com a data em que trouxeram o Elfo.
  • Adultos e crianças podem conversar com os elfos e contar a ele o que gostariam de compartilhar com o Papai Noel.
  • A brincadeira termina em 25 de dezembro, quando o Elfo retorna ao Pólo Norte para voltar só no Natal do ano seguinte.
  • Nessa brincadeira, as crianças passam a focar mais no elfo e seus movimentos pela casa.
  • Todos os dias as crianças têm a aventura de descobrir o esconderijo do elfo, sempre diferente (escolhido pelos pais que o colocam em vários lugares da casa).
 

4. Outra Versão do Jogo do Elfo na Prateleira

elf on the shelf 2

Fonte foto: Instagram

Embora, na Itália, o livro que deu origem a história Elfo na Prateleira, não tenha sido traduzido, o jogo do elfo tem sido adotado pelas famílias italianas.

che la magia

Na Itália tem se adotado a adaptação dessa história, que é do livro Che la magia abbia inizio...: Attenzione: elfo in arrivo!", de Martina Caterino e Monica Pezzoli. Neste livro, as regras da versão americana, foram mudadas, oferecendo mais liberdade de ação aos participantes da brincadeira.

Nos EUA, a brincadeira começa no dia de Ação de Graças, na Itália se inicia no dia 01 de dezembro.

As crianças na Itália vão encontrar o Elfo pela manhã e, ao contrário da tradição norte-americana, podem pegá-lo e brincar com ele. No dia seguinte, eles vão achar o elfo em outro lugar e em outra posição e assim irá até o fim do dia 24 de dezembro, quando será o momento de se despedir do elfo, pois ele irá voltar com o Papai Noel para o Pólo Norte.

elf on the shelf 3

Fonte foto: Instagram

Diferente da versão norte-americana, na Itália, a interação com o Elfo é bem outra. No site do livro Che la magia abbia inizio...: Attenzione: elfo in arrivo!, Martina Caterino, a autora do livro esclarece as diferenças:

Em linhas gerais, os motivos são os seguintes:

  • Na tradição norte-americana, o Elfo visita as crianças para checá-las e contar ao Papai Noel se elas se comportam bem ou não.
  • Nesta versão, a autora por não gostar dessa ideia de julgamento, transformou a brincadeira em um momento em que alegria e despreocupação prevalecem.
  • Outra coisa que ela alterou, sobre o Elfo norte-americano, é o fato dele não pode ser tocado, então, ela mudou a história.
  • Tirou a proibição de tocá-lo, permitindo que as crianças possam ter uma interação lúdica com ele.
  • O elfo, nesta versão, pode ser tocado, abraçado, mas há uma regra: não machucá-lo!
  • Outra modificação é que o Elfo, dessa nova versão, vem visitar as crianças para aprender a conhecê-las, para ver como passam o tempo, quais programas que elas assistem na TV, o que leem ou quais são seus jogos favoritos.
  • Estas informações serão úteis para o Papai Noel preparar o presente adequado para cada criança.
 

5. Ideias lúdicas para brincar como Elfo durante o Natal

elf on the shelf 4

Fonte foto: Instagram

Pode-se fazer muitas atividades através da brincadeira com o elfo, para passar o tempo com a família durante o Natal, como por exemplo: montar a árvore de Natal, preparar biscoitos ou uma sobremesa, cantar músicas natalinas e confeccionar cartões e decorações de Natal, tudo isso com o Elfo por perto.

Tem gente que até faz uma porta de entrada para o Elfo, estimulando ainda mais a imaginação infantil! É possível confeccionar o boneco do Elfo artesanalmente, pelas fotos, dá para ver que ele é simples de fazer. No Pinterest existem várias publicações com ideias de cenários para o Elfo.

6. O lado triste da história do Elfo na Prateleira

elf on the shelf 5

Fonte foto: Instagram

Na véspera de Natal, o Elfo vai voltar para o Pólo Norte com o Papai Noel até poder retornar no próximo Natal. O editor e blogger, Matt Pelc, através de seu artigo, "Como o elfo na prateleira arruinou o nosso Natal, "publicado na plataforma HuffPost Contributor, relata que fez a brincadeira em família do Elfo na prateleira, trazendo para sua casa uma elfa, que recebeu o nome Missy.

A filha de Matt, chamada Kelsey e com seis anos, ficou muito triste com a ideia da elfa, Missy, partir para o Polo Norte. Durante as festividades da noite, que incluiu brincadeiras com suas primas, uma de suas coisas favoritas, e a abertura de presentes, Kelsey estava triste e distante. A manhã do dia 25 de Dezembro chegou, e com ela uma tonelada a mais de presentes, mas não demorou muito para que a tristeza e as lágrimas de Kelsey voltassem.

Kelsey chegou ao ponto de chorar, olhando a foto que tinha da elfa e que por muitas vezes, não parou de olhar, sentindo tristeza. Ela passou janeiro chorando a falta de Missy até meados do mês de fevereiro! Ela sentiu uma sensação de dor e perda.

Ao ver a sua filha assim, Matt ficou arrasado, nada a deixava feliz! No outro Natal, Matt e sua esposa decidiram que não iriam repetir a tradição do elfo. Eles estavam preocupados que as memórias de Natal, da infância de Kelsey, ficassem para sempre obscurecidas pela tristeza.

Ao final das contas, decidiram revelar a verdade para Kelsey, e para isso aproveitaram um anúncio de brinquedo que mostrava o Elfo na prateleira, então usaram isso como uma maneira de dizer à ela que, embora Missy não fosse "real", a ideia por trás dela era real.

Eles apresentaram o Elfo aos filhos como uma maneira de se relacionarem com eles, se divertindo e criando memórias duradouras, esclarecendo que jamais quiseram e causar tristeza e dor. Os pais de Kelsey suavizaram o golpe, dizendo que agora Missy não precisaria partir novamente. Kelsey conseguiu superar a revelação de Missy não ser real, e seguiu a brincar com a elfa. Esta foi uma questão difícil para Matt e sua esposa, como pais de Kelsey.

Mentir ou não para os s filhos? É melhor quebrar o encanto, agora ou mais tarde? Para estes pais, o Elfo na prateleira, levantou essas questões e foi um desafio, mas no fim conseguiram lidar bem com a situação!

7. Reflexão sobre algumas questões relacionadas com as regras do Elfo na Prateleira

Apesar de ser uma brincadeira e atividade lúdica para festejar o Natal, e nada contra o Elfo imaginário fazer parte da diversão e da criatividade em família, porém é importante, se os pais quisrem contribuir para que seus filhos desenvolvam valores íntegros e verdadeiros, que atentem para algumas questões embutidas no Elfo na Prateleira (norte-americano), que aqui serão lançadas em forma de questionamentos para reflexão.

Ao longo da história, de várias gerações, muitas coisas têm sido ensinadas que desencadearam o excesso de materialismo, consumismo, preconceitos, discriminação, desigualdade, competição e valores ilusórios em nossa sociedade.

Com o passar do tempo e o desenvolvimento de nossa percepção, nos damos conta que vários conceitos, condicionamentos, ideias e valores que nos foram passados na infância, não correspondem a verdadeira realidade.

Hoje os pais lidam com este desafio de ensinar seus filhos, correndo o risco de deixar de promover valores essenciais de grande importância para a formação da criança, até por meio de uma simples brincadeira como o Elfo na Prateira, que promove regras que refletem algumas distorções de nossa sociedade capitalista.

Ficam 3 questões para reflexão sobre isso.

  1. Por que se comportar bem e ser legal só Natal?
  2. Só quem é comportado e age de maneira conveniente merece ganhar ganhar presentes?
  3. E por que para ser bem comportado precisa ser recompensado com presentes?

Ficam essas questões para reflexão e que o verdadeiro significado do Natal seja vivenciado por nós, o ano inteiro!

 

 

 

 

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!