12 de Outubro é Dia das Crianças, o futuro do nosso Planeta!

  • atualizado: 
Dia das Crianças

O Dia Internacional da Criança foi proclamado no ano de 1925 em Genebra, durante a Conferência Mundial para o Bem-estar da Criança, sendo celebrado desde então em 1 de junho em vários países mas, no Brasil, o dia em homenagem à Criança é no dia 12 de Outubro.

Saibam mais sobre essa data, sua origem e significado!

 

1. Por que o 12 de Outubro se tornou o Dia da Criança?

O dia da Criança foi instituído no Brasil a partir da ideia do deputado federal Galdino do Valle Filho, de se criar essa data comemorativa.
Essa ideia foi lançada em 1924 e os deputados aprovaram o dia 12 de outubro, para a data comemorativa do Dia da Criança, que foi oficializada pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

Getúlio Vargas em 1940, instituiu um novo decreto que "fixava as bases da organização da proteção à maternidade, à infância e à adolescência em todo o País", e instituía uma nova data de comemoração, conforme o Artigo 17 do Capítulo VI do documento:

"Será comemorado em todo o país, a 25 de março de cada ano, o Dia da Criança. Constituirá objetivo principal dessa comemoração avivar na opinião pública a consciência da necessidade de ser dada a mais vigilante e extensa proteção à maternidade, à infância e à adolescência."

De acordo com a pesquisadora Ângela de Castro Gomes, o "comemorar", citado neste decreto apresenta várias interpretações, podendo significar: trazer à memória, fazer recordar e a ligação com os projetos sociopolíticos, sociais, de educação e saúde do governo Vargas, neste caso, referindo-se às políticas de proteção à infância, maternidade e família.

Mas a data de 25 de março acabou ficando apenas "no papel".

Em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma grande promoção é que a data de 12 de outubro emplacou como Dia da Criança e passou a integrar o calendário das festas comerciais.

Posteriormente, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para promover e aumentar as vendas.

Em 1961, os fabricantes de brinquedos definiram um único dia para a promoção, a data de 12 de Outubro, fazendo ressurgir o antigo decreto de 1924.

A estratégia deu certo, pois desde então o Dia das Crianças é comemorado com muitos presentes.

2. A importância do exemplo, dignidade e respeito na formação da criança

Embora as empresas utilizem o Dia das Crianças como apelo comercial para vender seus produtos, essa data comemorativa nos remete à importância de valorizar, educar, cuidar e dar condições para que toda criança se desenvolva com saúde, bons exemplos, dignidade, respeito e amor, afinal, as crianças de hoje serão os adultos de amanhã!

A individualidade se forma na infância.

Se queremos melhorar a vida no planeta, precisamos que as crianças se desenvolvam como indivíduos mais humanos e conscientes!

E, como escreveu o poeta e cantor Allan Dias Castro: Respeito se ensina, respeitando!

3. Se a criança que você foi um dia viesse lhe visitar...

Será que ela se reconheceria?

Este vídeo do canal Reverb Poesia apresenta uma canção cuja letra nos lembra de não abandonarmos a criança que fomos um dia. Não é porque nos tornamos adultos que precisamos desistir da criança que existe em nós! O que você diria para sua criança se ela viesse te visitar? Pense nisso e um Feliz Dia das Crianças para todos vocês!

Talvez te interesse ler também:

COMO ESTIMULAR A AUTONOMIA DAS CRIANÇAS

12 CONSELHOS PARA MELHORAR A AUTOESTIMA DAS CRIANÇAS

MÉTODO MONTESSORI: 10 PRINCÍPIOS PARA EDUCAR CRIANÇAS FELIZES

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!