Como fazer as crianças entenderem a importância de lavar as mãos com este experimento


Todos nós devemos explicar às crianças a importância de lavar bem as mãos antes de irmos pra mesa. Mas muitas vezes fazemos isso apenas com as palavras, e não somos suficientemente claros. Mas uma professora norte-americana do Tennessee conseguiu mostrar direitinho a importância deste gesto de higiene, com um experimento bem simples, que você também pode fazer em casa.

Ela usou fatias simples de pão e sacos plásticos para colocar em prática seu experimento de grande sucesso.

Muitas vezes nós adultos subestimamos a quantidade de microorganismos e bactérias que vivem em nossas mãos e pele, no entanto, esse não é o caso da Professora Courtney Lee Simpson que fez uma experiência com seus alunos muito interessante e divertida (ainda que “nojenta”).

Courtney colocou três fatias de pão, cada uma dentro de um saco plástico fechado com zíper. O primeiro continha a fatia de pão colocada no interior do saco usando luvas novas e, portanto, completamente estéreis e não contaminadas (esta era a amostra de controle do teste); o segundo saco continha o pão nele inserido depois de ter-se lavado bem as mãos; e o terceiro, fora colocado dentro do saco depois de todas as crianças o terem tocado com suas mãos sujas.

Os 3 sacos foram então etiquetados e deixados durante um certo período de tempo até os germes começarem a se proliferarem visivelmente, particularmente no saco em que o pão foi recolhido com as mãos sujas.

O resultado

Em poucos dias a fatia de pão tocada com as mãos sujas tinha visivelmente se transformada, acima de tudo em sua cor. Tornara-se azul-esverdeada.

O experimento, uma espécie de teste científico adequado para crianças, serviu para chamar a atenção de todos para a importância de lavar as mãos.

Satisfeita, a professora publicou o resultado do teste no Facebook ganhando tantíssimos likes e compartilhamentos.

Muitos professores decidiram replicar o mesmo experimento em suas aulas.

Os pais também podem fazer em casa 🙂

Veja outro teste caseiro interessante, para se fazer à quem fuma:

COMO O CIGARRO DETONA O PULMÃO: O EXPERIMENTO CASEIRO QUE FARÁ VOCÊ REFLETIR




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...