Como fazer as crianças entenderem a importância de lavar as mãos com este experimento

  • atualizado: 
lavar as mãos experimento

Todos nós devemos explicar às crianças a importância de lavar bem as mãos antes de irmos pra mesa. Mas muitas vezes fazemos isso apenas com as palavras, e não somos suficientemente claros. Mas uma professora norte-americana do Tennessee conseguiu mostrar direitinho a importância deste gesto de higiene, com um experimento bem simples, que você também pode fazer em casa.

Ela usou fatias simples de pão e sacos plásticos para colocar em prática seu experimento de grande sucesso.

Muitas vezes nós adultos subestimamos a quantidade de microorganismos e bactérias que vivem em nossas mãos e pele, no entanto, esse não é o caso da Professora Courtney Lee Simpson que fez uma experiência com seus alunos muito interessante e divertida (ainda que "nojenta").

Courtney colocou três fatias de pão, cada uma dentro de um saco plástico fechado com zíper. O primeiro continha a fatia de pão colocada no interior do saco usando luvas novas e, portanto, completamente estéreis e não contaminadas (esta era a amostra de controle do teste); o segundo saco continha o pão nele inserido depois de ter-se lavado bem as mãos; e o terceiro, fora colocado dentro do saco depois de todas as crianças o terem tocado com suas mãos sujas.

Os 3 sacos foram então etiquetados e deixados durante um certo período de tempo até os germes começarem a se proliferarem visivelmente, particularmente no saco em que o pão foi recolhido com as mãos sujas.

O resultado

Em poucos dias a fatia de pão tocada com as mãos sujas tinha visivelmente se transformada, acima de tudo em sua cor. Tornara-se azul-esverdeada.

O experimento, uma espécie de teste científico adequado para crianças, serviu para chamar a atenção de todos para a importância de lavar as mãos.

Satisfeita, a professora publicou o resultado do teste no Facebook ganhando tantíssimos likes e compartilhamentos.

Muitos professores decidiram replicar o mesmo experimento em suas aulas.

Os pais também podem fazer em casa :)

Veja outro teste caseiro interessante, para se fazer à quem fuma:

setaCOMO O CIGARRO DETONA O PULMÃO: O EXPERIMENTO CASEIRO QUE FARÁ VOCÊ REFLETIR

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!