Como posicionar corretamente a cadeira para auto? A ciência explica


As cadeirinhas para auto são dispositivos muito importantes para os nossos filhos porque podem salvar suas vidas em casos de acidentes, desde que sejam de boa qualidade, bem utilizadas e que sejam montadas de maneira correta.

E como posicionar a cadeira de maneira correta? No banco traseiro e contra a direção da viagem (pelo menos até os dois anos de idade). É oque diz uma pesquisa realizada nos Estados Unidos.

Embora ainda se vejam muitas crianças por aí nos carros sem cadeirinha ou colocadas incorretamente, todos os pais devem saber o quão importante são essas ferramentas para salvar a vida das crianças em casos de acidente.

Geralmente se questiona sobre a qualidade do produto e talvez muito pouco se saiba sobre a importância da “direção” em que a cadeira deve ser montada. Agora, pesquisadores norte-americanos chamam a atenção sobre como a cadeira para auto deve ser posicionada (virada para a parte traseira do carro) e montada sobre o banco traseiro do carro como o modo mais eficaz para proteger as crianças das colisões traseiras, bem como de diminuir os riscos em casos de acidentes frontais e laterais.

Uma equipe da Ohio State University Wexner Medical Center, concluiu em seus experimentos que a cadeira assim posicionada é mais eficaz para proteger das colisões posteriores, que representam mais de 25% todos os acidentes.

Julie Mansfield e seus colaboradores realizaram testes de colisão em vários assentos montados no sentido contrário ao da viagem. Manequins foram usados ​​para estudar os efeitos das várias características dos dispositivos em casos de acidente. Os pesquisadores descobriram que, quando usados ​​corretamente e posicionados dessa maneira, os assentos eram mais eficazes porque controlavam o movimento da criança e absorviam a energia gerada pelo impacto.

As cadeiras conseguiram manter a cabeça, pescoço e coluna da criança bem alinhadas e apoiadas durante o impacto traseiro.

“Mesmo que a criança esteja na direção do impacto, isto não significa que a cadeirinha de auto não faça o seu trabalho. Ela tem muitas características e mecanismos diferentes para absorver a energia do impacto e para proteger a criança”, disse a Dra. Mansfield.

Após esta pesquisa, os especialistas recomendam que as crianças viajem no banco de trás do carro, e com a cadeirinha posicionada na direção contrária à viagem, pelo menos até os 2 anos de idade porque a cadeirinha “é capaz de suportar a cabeça, pescoço e coluna da criança e protege as regiões do corpo mais vulneráveis. Essas regiões são particularmente vulneráveis ​​em bebês e crianças menores, cuja coluna vertebral e vértebras ainda não estão fundidas e totalmente desenvolvidas”.

Na realidade, este não é o primeiro estudo que chegou à essa conclusão. Em 2007 uma pesquisa publicada na Injury Prevention descobriu que crianças colocadas em cadeiras de segurança no banco da frente e de frente (sentido igual à direção da viagem) eram mais propensas a serem maiormente feridas em colisões frontais e de impactos laterais do que aquelas colocadas nos assentos traseiros do carro.

Um outro estudo, publicado em 2015 no Journal of Traffic Injury Prevention, havia demonstrado que as crianças colocadas no banco traseiro, mas de frente para a direção da viagem eram mais propensas a baterem a cabeça durante os acidentes. No entanto, não foi concluído que esses lugares eram inseguros, mas apenas que eles precisavam ser mais seguros.

A Dra. Mansfield também lembra a todos os pais da importância de seguir as orientações recomendadas sobre o tipo correto de cadeirinha conforme altura, peso e idade da criança.

Sobre a cadeirinha do bebê no carro, leia um outro estudo interessante que fala sobre a importância da higiene deste item:

A CADEIRINHA DO BEBÊ NO CARRO PODE SER PERIGOSA?

Fonte foto




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...