Por que criança deve ir para cama cedo?


Muitos pais têm dúvidas sobre a hora certa que as suas crianças devem dormir. Será que o ritmo das crianças deve acompanhar a vida contemporânea? Ou devemos manter as mesmas orientações dos nossos pais quanto à hora de dormir para os nossos filhos? Afinal, hoje temos tantas atividades que pode parecer difícil regular o sono das crianças com a correria do dia a dia.

Muitos especialistas dizem que esse “novo hábito” de colocar as crianças para dormir após as 22h deixa-as ansiosas e pode até provocar problemas de saúde e de comportamento, além de afetar o desenvolvimento dos pequenos. Por isso, é importante estimular que a criança deite-se mais cedo, e toda a família deve se adaptar ao ritmo dela, segundo aconselha uma matéria da UOL.

Além de afetar o desenvolvimento das crianças, o dia a dia da família é, também, afetado pelo ritmo da criança que dorme cedo, pois ela dorme mais rápido. A hora que bate aquele soninho na criança é quando escure, uma vez que a melatonina (hormônio que estimula o sono ao indicar para o cérebro que é noite) é produzida das 20h às 21h30. Passado esse horário, a criança se agita novamente, porque o cérebro dela entende que já passou da hora de dormir.

Qual é a quantidade de horas necessárias para se dormir bem?

Em cada fase da vida, devemos dormir uma quantidade de sono para o nosso bem-estar. As crianças, por exemplo, têm a seguinte variação de sono para ser satisfeita:

0-3 meses: o tempo ideal de sono varia de 14 a 17 horas;

4 a 11 meses: as horas de sono recomendadas estão entre 12 e 15 horas, mas o alcance pode ser mais amplo, entre 10 e 18;

1 a 2 anos: dormir de 11 a 14 horas por dia, mas a faixa a ser mantida é de 9 a 16 horas;

3 a 5 anos: dormir de 10 a 13 horas, não mais que 14 horas e não menos de 8;

6 a 13 anos: sono de 9 a 11 horas, não inferior a 7 nem superior a 12.

Benefícios para a saúde da criança que vai cedo para a cama:

O site Macetes de Mãe dá algumas dicas para incentivar os pais a colocarem seus filhos na cama mais cedo. Confira!

1. Crianças que dormem cedo dormem melhor: as crianças que dormem cedo têm um sono mais tranquilo.

2. Crianças que dormem mais cedo acordam mais bem dispostas: em geral, se a criança vai dormir cedo ou tarde, no dia seguinte ela acorda no mesmo horário, o que acaba interferindo no humor dela (e no seu).

3. Crianças que dormem cedo ficam mais atentas e têm melhor desempenho escolar: o bom sono contribui para a memorização e a aprendizagem.

4. Crianças que dormem cedo tem menos tendência à obesidade: crianças com horário para dormir costumam ter horário para comer. Logo, comer “fora de hora” é menos habitual em crianças que vão para cama mais cedo.

5. Você terá mais tempo para você! Com o seu filho indo para cama mais cedo, você terá mais tempo para fazer atividades ou simplesmente não fazer nada e descansar.

Especialmente indicado para você:

CRIANÇA PRECISA DORMIR DE TARDE?

MELATONINA E SONO: USOS, DOSAGEM E EFEITOS COLATERAIS

DICAS PARA FAZER AS CRIANÇAS DORMIREM BEM




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...