Selante dental: sabia que é possivel reduzir ou evitar a cárie em crianças?

  • atualizado: 
selante dental

Cáries nunca mais. Seria realmente incrível se isso se fosse real, seja pelo horror que todo mundo tem a dentista (você conhece alguém que gosta de ir ao dentista, do barulho do motor furando o dente? Aff... ninguém merece!!!!), seja pela questão estética de um belo sorriso sem restaurações, seja pela questão de saúde. Você sabia que existe, sim, um método que agora está se espalhando no mundo inteiro e que é muito eficiente para reduzir ou até mesmo evitar a cárie?

Essa novidade se chama selante. Os selantes são resinas fluidas que se escoam nas fóssulas e fissuras penetrando nos microporos do esmalte do dente. A sua finalidade é isolar fisicamente a superfície oclusal de molares e pré-molares, preservando a saúde dentária nas superfícies mais expostas.

O que é cárie?

O cirurgião dentista e odontopediatra Danilo Duarte explicou à EBC o que é a cárie e como os selantes ajudam a combatê-la quando aplicada na infância.

A cárie é um processo causado por uma série de fatores, tais como: presença de uma colônia de bactérias, má higiene bucal, dieta baseada em carboidrato e açúcar. Somados esses fatores ao longo do tempo, ocorre a desmineralização do dente, isto é, a perda da estrutura mineral do dente, que se inicia com uma pequena lesão branca, às vezes, imperceptível em um primeiro momento.

Se a cárie não for tratada desde o seu início, o esmalte é atingido, bem como a dentina. É aí que começa a dor ou a sensibilidade dentária. Logo, o "segredo" para não ter cárie - como qualquer doença - é a prevenção.

Cuidados com os dentes de leite

Desde que temos dentes, a cárie pode ocorrer. Os dentes de leite também devem ser cuidados, mesmo não sendo permanentes. Eles têm uma função fundamental na história dental da criança e preparam a boca para receber os dentes permanentes. Logo, os mesmos cuidados dispensados aos dentes permanentes, devem ser feitos com os de leite.

Sem falar que exemplo é tudo. Quando as crianças fazem desde pequenas a limpeza dos dentes, esse comportamento vai acompanhá-las por toda a vida.

A primeira visita dentária da criança deve ser logo ao nascer. Assim como ela visita o pediatra, a criança deve ter um acompanhamento de sua saúde bucal.

Segundo Danilo, estudos apontam que crianças que fazem tratamento com selantes têm até 80% menos de chances ter cáries em relação àquelas que não fazem esse tratamento.

Os selantes criam uma barreira física sobre a superfície dentária que limita a retenção de restos de alimentos e de placas bacterianas, evitando o desenvolvimento de lesões de cárie.

Prevenção

Evite que as crianças comam alimentos açucarados e acompanhe sempre a escovação bucal dos seus filhos. ATÉ QUANDO OS PAIS DEVEM ESCOVAR OS DENTES DOS FILHOS? Veja, clicando na pergunta anterior, a entrevista com a odontopediatra e professora da UNB Renata Cabral, que diz que os pais devem acompanhar a escovação até por volta dos 8 anos. Além disso, ela dá várias outras dicas interessantes sobre a saúde bucal infantil.

Investir na prevenção é investir na saúde.

Além de não custarem caro, os selantes são importantes aliados para prevenir a cárie nos pequenos. Sem falar que, prevenindo, você economiza no futuro com tratamentos caríssimos e presenteia a criança com saúde e um sorriso perfeito. Quem é que não gostaria de nunca ter tido cárie na vida?

Especialmente indicado para você:

VOCÊ SABE ONDE DEVE GUARDAR A ESCOVA DE DENTE?

CÁRIE: POR QUE UMA ÓTIMA HIGIENE BUCAL NÃO É SUFICIENTE PARA EVITÁ-LA?

A OBTURAÇÃO PODE ESTAR COM OS DIAS CONTADOS