Até quando os pais devem escovar os dentes dos filhos?


É normal uma fase de independência das crianças, quando elas começam a querer fazer tudo sozinhas. Embora seja natural essa fase do desenvolvimento infantil, os pais devem estabelecer limites claros para os filhos, já que são eles os seus responsáveis. Uma das tarefas cotidianas que os pais devem ensinar aos filhos é como cuidar da saúde bucal. Mas qual é seria a idade certa para que as próprias crianças possam cuidar de sua higiene bucal?

A cárie é uma doença bastante comum entre as crianças, logo é fundamental que elas saibam, desde cedo, a importância de se escovar os dentes. Esse cuidado deve ser iniciado pelos pais assim que o bebê nasce.

A EBC publicou uma entrevista realizada pelo Blog da Saúde com a odontopediatra e professora da UNB Renata Cabral, na qual ela explicou como os pais devem orientar os filhos sobre como fazer uma higienização bucal adequada, para que tenham os dentes saudáveis por toda a vida. Segundo orientações de Cabral, a higiene bucal deve ser iniciada na vida do bebê e feita diariamente entre as amamentações ou refeições. “Quanto mais cedo melhor, para que esses hábitos sejam implementados, porque quando eles estiverem mais velhos, já estarão acostumados que tem um horário para realizar essa higiene bucal”, explica a professora.

A orientação de Cabral é que os bebês visitem o odontopediatra no primeiro ano de vida, período quando os hábitos alimentares já estão implementados na vida da criança. Quando bebês, os pais devem usar uma fralda da própria criança, umedecida com água filtrada, para fazer a higienização de toda a gengiva. Já quando nasce o primeiro dente do bebê, é possível fazer a limpeza com uma dedeira, que é um tipo de escova específica para esse momento em que o bebê não tem a dentição completa. Ela alerta, ainda, que é fundamental fazer a limpeza bucal antes de o bebê dormir, a fim de evitar que restos de leite fiquem na boca ou nos dentinhos dele durante a noite.

Naturalmente, para que os pais possam ensinar aos filhos como escovar os dentes corretamente, eles mesmos devem saber como fazer a escovação de forma adequada. Afinal, é pelo exemplo dos pais que as crianças aprendem. Na entrevista, a odontopediatra alerta que existe uma idade ideal para que as crianças escovem seus dentes sem o auxílio dos pais. “A gente sempre fala que por volta dos oito anos é a alforria da criança, quando ela já pode escovar sozinha. Antes dessa idade, até as habilidades motoras, muitas vezes não estão preparadas ainda para a criança fazer sozinha a higiene bucal, como escovar os dentes e a língua e usar o fio dental”.

Confira a toda a entrevista com a odontopediatra e professora Renata Cabral a seguir:

Quando os pais devem começar a se preocupar com a saúde bucal do bebê?

Renata Cabral: Os pais devem se preocupar com a higiene bucal dos filhos desde o nascimento do bebê, porque é importante que essa implementação dos hábitos de higiene sejam feitas desde pequeno. Quando eles estiverem mais velhos já estarão acostumados que tem um horário para realizar essa higiene bucal.

Quais são os primeiros cuidados?

Renata Cabral: A recomendação é que desde bebê, entre as amamentações, as mães já façam a limpeza com a fraldinha própria do bebê umedecida com água filtrada. Também pode usar uma gaze umedecida, e limpar toda a gengiva do bebê. Quando nasce o primeiro dentinho, por volta dos seis meses de idade, já é possível usar uma dedeira, que é uma escova específica para quando o bebezinho ainda não tem todos os dentes completos. É importante lembrar que a aquela limpeza feita antes de dormir é a principal, para evitar que o leite fique estagnado na boca ou nos dentinhos do bebê durante a noite.

Quando deve ser feita a primeira visita ao dentista?

Renata Cabral: É importante que a visita ao odontopediatra aconteça no primeiro ano de vida. Durante esse primeiro ano é quando os hábitos de alimentação são implementados. Primeiro vem a amamentação, depois a alimentação artificial, quando a criança começa a entrar em contato com comida. Hoje em dia é muito frequente as crianças já terem contato precoce com doces, balas, e refrigerantes. Por isso, quanto mais cedo os pais tiverem o cuidado de levar ao odontopediatra para fazer o acompanhamento, melhor!

Qual a recomendação em relação a quantidade de creme dental ideal de acordo com a faixa etária?

Renata Cabral: As crianças podem usar a pasta de dente com flúor, mas o que muda é a quantidade. Então a gente sempre recomenda que os pais comprem a pasta de dente com flúor na concentração normal de adulto. Para as crianças com até três anos, essa quantidade deve ser de um grão de arroz cru de pasta na escova, pois se a criança não sabe ainda cuspir, não vai ter problema, já que a quantidade de pasta é insignificante e a gente já tem evidencia que essa quantidade é suficiente na prevenção de cárie.

A partir dos quatro anos, quando a criança já sabe cuspir, pode aumentar a quantidade de creme dental para o equivalente ao tamanho de um grão de ervilha, e aí a partir dos sete ou oito anos, pode relaxar um pouquinho com a quantidade, mas evitando exageros.

Quais são os problemas que o flúor em excesso pode causar para as crianças?

Renata Cabral: A gente sempre vê nas propagandas aquelas ondas de pastas de dentes na escova e isso não é recomendado para as crianças. Se a criança ingere quantidades de pasta de dente ao longo da primeira infância, a gente tem uma fluorose. Os dentes vão nascer por volta de sete a oito anos com umas manchinhas brancas, causando incômodos estéticos.

O que pode acontecer se não for feita a higiene bucal do bebê de forma correta?

Renata Cabral: O nascimento dos dentes ocorre por volta dos seis meses. É quando os dentinhos superiores começam a nascer. A partir disso, nascem os dentinhos inferiores e os superiores da frente. Se as mães deixam o leite estagnado e o bebê já tem esses dentinhos da frente, pode gerar uma cárie. Então, com 1 a 2 anos a criança já precisa fazer um canal (endodontia) ou extração.

Muitos pais não tem conhecimento disso. Aqui mesmo no Hospital Universitário de Brasília, a gente tem alguns pacientes que tem 1 ou 2 anos de idade, e a gente precisa fazer o canal ou extração. Então precisa aplicar anestesia, o que gera um sofrimento para a criança e para os pais. Por isso é fundamental que essa higiene comece desde cedo, para que a criança tenha uma dentição livre de cárie durante a infância e depois na fase adulta.

Como deve ser feita a escovação dos dentes das crianças?

Renata Cabral: Primeiro de tudo deve-se usar o fio dental antes da escovação. É preciso que se inicie a escovação com os dentes fechados. Em seguida, com a escova, afaste a bochecha criando um corredor entre o dente e a bochecha e comece pelos dentes de trás fazendo movimentos circulares. Vá desde lá de trás até na frente, sempre fazendo movimentos circulares. Continue até o outro lado e repita o movimento inicial da escovação.

Depois peça para a criança abrir a boca e comece a fazer o movimento de vai e vem pegando a superfície superior dos dentes que entram em contato com a alimentação. As crianças costumam esquecer bastante a parte de trás dos dentes, então eu sempre friso bastante que todas as partes do dente tem de ser escovadas. Após finalizar a parte inferior, vá para a parte superior e faça a mesma coisa.

Quando as crianças estão prontas para escovar os dentes sozinhas?

Renata Cabral: A gente sempre fala que por volta dos oito anos é a alforria da criança, quando ela já pode escovar sozinha. Antes dessa idade, as habilidades motoras muitas vezes não estão preparadas ainda para a criança fazer sozinha. A criança às vezes já se sente independente e é importante que o pai deixe que ela faça, mas fique ali perto vendo como a criança está fazendo, e no final, sempre pegue a escova e dê uma reforçada, principalmente à noite.

No vídeo abaixo, Cabral ensina como fazer, passo a passo, a escovação dos dentes corretamente:

Talvez te interesse ler também:

PASTA DE DENTE FEITA EM CASA – 9 RECEITAS PARA SUA SAÚDE

COMO CLAREAR OS DENTES DE MODO EFICAZ E NATURAL




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...