Dar palmada em criança? É proibido em 52 países

  • atualizado: 
palmada em criança

Dar palmada em criança não é mais questão de ser favor ou contra. 52 países, entre eles o Brasil, condenam este “método educativo”. A mais recente proibição vem da França.

O Parlamento francês acaba de aprovar a "proibição da palmada” em menores, por pais, professores ou educadores. A lei veio após a advertência do Conselho da Europa que convidou a França a votar uma "lei que proibisse de forma clara o castigo corporal, vinculativa e precisa, incluindo dar tapas e palmadas em violação ao artigo 17 da Carta Europeia dos Direitos Sociais."

Contra os tão comuns tapas dados em “prol” da educação das crianças, o primeiro país a tomar partido foi, em 1979, a Suécia, seguida da Finlândia em 1983. Em seguida vieram Tunísia, Polônia, Luxemburgo, Irlanda, Áustria e muitos outros países ao redor do mundo. (Brasil em 2014 com a Lei 13.010/14, conhecida como Lei da Palmada).

Os últimos da lista, entrados em 2016, foram Mongólia, Paraguai, Eslovênia e agora, a França.

Por que proibir a palmada?

A resposta é simples. A palmada não resolve. A palmada não fortalece a educação e não melhora a auto-estima, mas pode criar senso de culpa e até mesmo vingança.

Leia mais: UMA PALMADA DÓI MAIS DO QUE VOCÊ IMAGINA

É verdade que num primeiro momento, depois da palmada, a sensação é a do genitor/educador ter vencido a batalha, mas o risco é que a criança aprenda gradualmente apenas a repetir o mesmo comportamento "violento", bem como sofrer consequências no seu desenvolvimento psicológico e emocional.

A solução?

Cada genitor tem seu próprio método. Na frente de uma birra ou do não cumprimento de certas regras, calma, paciência e comunicação são as palavras-chave. Amor, e porque não, uma boa dose de ironia, também funcionam sempre.

Leia mais sobre crianças:

MÉTODO MONTESSORI: 10 PRINCÍPIOS PARA EDUCAR CRIANÇAS FELIZES

COMO AS CRIANÇAS DEFINEM O MUNDO? UM LIVRO REVELA COISAS IMPRESSIONANTES

É BOM DEIXAR SEU FILHO CHORAR?

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!