POV: crianças passistas de Escolas de Samba no Carnaval


No Brasil, essa é uma das datas mais importantes do ano. Além de ser uma festa popular e de trazer gente do mundo inteiro para as terras brasileiras, o Carnaval, de vez em quando, também atrai algumas polêmicas. Uma delas é sobre a inclusão de crianças como rainhas de bateria em algumas escolas de samba.

Embora seja um momento alegre e divertido para todos, existe o risco de uma hipersexualização infantil, especialmente por causa das roupas e da dança sensual.

Preocupação exagerada?

O post abaixo dá o tom do debate. Por um lado aplausos, por outro criticas à sensualização das crianças.

Há que diga que a roupa é inadequada e que a própria dança é inadequada, afinal, o samba é uma dança sensual.

Qual é o problema?

São vários os problemas. Por exemplo:

Há quem tenha reparado na roupa decotada, inadequada à idade das meninas. Inclusive uma delas usa um top por baixo.

Outras pessoas lembraram que essas meninas que nascem nas escolas de samba, um dia perdem a possibilidade de serem rainhas de bateria para famosas, influencers e outras beldades fora do contexto.

Existe também, claro, a preocupação de que esse tipo de vídeo sirva para pessoas muito mal intencionadas nas redes. Uma tag inocente, um deslize e fica fácil encontrar as meninas. Por outro lado, alguns defendem que pessoas com distúrbios mentais não são estimuladas pelas roupas ou atitudes de suas vítimas, pois o desvio de comportamento delas está NELAS, e não nas circunstâncias.

Mas de qualquer forma, é bom lembrar que o seguro morreu de velho e é melhor não dar mole pra Kojak, como dizem os ditos populares.

As crianças precisam ser protegidas. Então é dever de todos promover um espaço seguro e divertido para que os pequenos possam mostrar seus dotes – como o samba no pé – sem precisar apelar para uma sexualização precoce que só as prejudica.

Serviço social

É importante lembrar também que as escolas de samba, embora apareçam com mais exuberância no Carnaval, tem um trabalho voltado para a comunidade durante o ano todo. São projetos sociais, que vão desde cursos profissionalizantes, atividades culturais, como ballet, música, fotografia, esportes, como patinação e karatê, doação de comidas e roupas, prestação de serviços em saúde. Então, há um cuidado muito grande com a comunidade, como um todo, e com as crianças, especificamente.

Certamente para as crianças é bem divertido estarem cercadas de música, dança e aplausos.

Porém elas não precisam de decotes, roupas coladas ou danças sensuais para isso. Basta que os adultos permitam que elas façam o que fazem de melhor: tornar tudo uma grande brincadeira.

E você? O que acha disso?

Fontes:

  1. eumed.net
  2. UOL

Talvez te interesse ler também:

Cachoeiras de Macacu: o 1° Carnaval Sustentável do Rio de Janeiro

Carnaval consciente e do bem: fantasias sem plumas de animais

O tema é… Apropriação cultural: o que você acha de vestir-se de índio no carnaval?

Faça você mesmo confete ecológico a custo zero

Carnaval: Álcool + Remédios (contra ressaca, pílulas azuis ou energéticos) = PERIGO!




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...