Dicas para fazer as crianças dormirem bem

como fazer as crianças dormirem bem

Com a modernidade, crianças também podem padecer de males que, até pouco tempo, seriam considerados somente “de adultos”. Insônia, sono muito agitado, ou interrompido, têm se mostrado cada vez mais recorrentes, infelizmente.

Entretanto, a raiz desses problemas pode estar ligada à alimentação; em particular, à qualidade do que se costuma dar para as crianças comerem. Isso envolve, claramente, os pais ou responsáveis, pois as crianças não costumam se alimentar sozinhas, mas sim, os adultos é que preparam ou compram seus alimentos.

Na hora do jantar – até a hora de ir para a cama –, por exemplo, tudo o que a criança comer irá influenciar na qualidade de seu sono. Por isso, alimentos que sejam ricos em açúcar refinado podem deixar as crianças agitadas em excesso e, desse modo, não irão conseguir relaxar para dormir.

Esse estado de relaxamento é fundamental para que o corpo entre em estado de repouso, já que no sono, tudo em nosso organismo desacelera, incluindo a digestão. Se a criança, então, comer algo muito pesado, irá acordar se sentindo mal; além de favorecer o acúmulo de gordura desde cedo.

Dê preferência a servir às crianças alimentos em pequenas porções, pobres em gorduras industrializadas e ricos em fibras. Sopas e caldos são boas pedidas, mas lanches naturais também não precisam ser descartados. Pense sempre no horário de a criança ir para a cama e, 3 horas antes, dê o jantar, que deve ser a última refeição do dia – após esse momento, só uma fruta ou similar deve ser dada à criança.

Em resumo, as principais dicas para que as crianças se alimentem bem e tenham sono de qualidade são:

1. Nada de oferecer à criança alimentos que tenham grandes fontes de açúcar antes da hora de dormir, pois causarão agitação;

2. Evitar refrigerantes, sobretudo os que contiverem cafeína, pois são estimulantes e interferirão no sono da criança, que tem organismo mais sensível do que um adulto;

3. A recomendação é sempre a de alimentos leves e fáceis de digerir, como sopas, no jantar;

4. Arroz e feijão é uma combinação essencial, sobretudo para crianças, mas só pode ser oferecida no jantar, caso o mesmo seja servido até as 20 horas;

5. Sanduíches devem ser preparados com pão integral.

Fonte foto: freeimages.com