5 Coisas que Toda Grávida Precisa Saber 


A gestação é um período único na vida de toda mulher. Complexo, cansativo, cheio de mudanças e algum grau de ansiedade, esse momento pode ser a melhor fase para algumas e uma das piores, para outras. O fato é que existem muitas informações sobre a gestação, porém há também lacunas importantes quando se trata do tema. Isso porque essa é também uma fase de muito apelo para o consumo: tem que comprar muitos itens de enxoval, organizar o quarto do bebê, mudar todo o guarda-roupa para se adequar ao período e tantas outras demandas. Embora tudo isso seja importante, existem questões essenciais, que, muitas vezes, não são discutidas como deveriam. Por isso, abaixo há uma lista com 5 coisas que toda grávida precisa saber. Confira!

©Derick McKinney/Unsplash

Bebês não precisam de tanta coisa assim

Existem inúmeras listas com itens de enxoval que a grávida precisa comprar para receber o bebê. Porém, você sabia que não precisa de tantas coisas assim para cuidar do seu pequeno? É evidente que o bebê vai precisar de roupinhas, fraldas e produtos de higiene, porém ele não precisa de tanta coisa assim. Quando for montar sua lista de enxoval, pense com consciência que o bebê vai usar pouco as roupas RN, que existe uma demanda muito grande por consumo, nessa fase, e que existem muitos itens que podem ser deixados de lado, como carrinho de bebê, muitas roupas ou acessórios, como chupeta e poltrona de amamentação. Quando for às compras – os especialistas recomendam que isso seja feito até o fim do 2° semestre de gestação – busque um consumo consciente e prefira comprar itens para os primeiros meses apenas.

Você vai cansar de ficar grávida

A fome em excesso, os enjoos, o sono, as mudanças no corpo, o peso da barriga. Embora existam muitas coisas positivas nessa fase, esse é um período muito cansativo na vida da mulher. Com o passar dos meses, é natural cansar de estar grávida, especialmente no fim da gestação, quando o cansaço aumenta muito, as dores articulares são maiores e há uma dificuldade para fazer tarefas simples, como dormir, caminhar ou calçar um sapato. Esse cansaço é normal. Praticamente toda grávida sente isso, em algum momento.

Converse com outras mães e se informe sobre maternidade

Esse é o ponto no qual muitas grávidas erram. Existe uma tendência a buscar informações sobre enxoval, parto, mudanças gestacionais, mas poucas são as mulheres que se orientam sobre como é cuidar de um recém-nascido. Especialmente para as mães de primeira viagem, essa busca por informação é essencial. Então coloque na sua programação conhecer a rotina de um bebê, conversar com outras mães sobre o tema e, se possível, fazer um curso de gestantes (muitas maternidades disponibilizam essa modalidade em seus espaços).

Se organize para receber o bebê e tenha uma rede de apoio

Conforme você for se informando sobre cuidados com recém-nascido, vai perceber que eles, apesar de muito fofos, dão muito trabalho. Muito mais do que você é capaz imaginar, caso nunca tenha convivido com bebês tão pequenos. Então organize os primeiros meses – especialmente o primeiro – para receber seu filho. Conte com uma rede de apoio para te ajudar nas tarefas domésticas, nessas primeiras semanas, e nos cuidados com o bebê. Acredite: não dá para fazer tudo sozinha, pois o recém-nascido vai demandar sua atenção o dia todo, especialmente porque, no geral, o sono deles é bem inconsistente. Então prepare-se para ter alguém com quem contar.

O relacionamento com a criança começa na barriga

Já existem inúmeras pesquisas que mostram que o bebê já interage com a mãe e as pessoas ao seu redor quando ainda é um feto. A vida intrauterina é muito rica e o bebê desenvolve ali memórias corporais que serão acionadas por ele mais tarde. Por isso é importante que esse momento seja o mais tranquilo possível para a gestante. As conversas com o bebê ainda na barriga e as músicas podem ser muito úteis nessa hora. Uma das estudiosas da área, Joanna Wilheim, explica que mesmo antes de nascer, o bebê já possui vida afetiva e é capaz de sentir aquilo que acontece com a mãe. Então quanto mais calma estiver essa mãe, melhor para o bebê.

Como é possível ver, a gestação é um período rico na vida das mulheres, por isso existem inúmeras atitudes que podem ajudar nessa fase e nas próximas. Com afeto, cuidado e conhecimento fica mais fácil de fazer da gravidez um momento de lembranças inesquecíveis.

Fontes: 

  1. lunetas.com.br
  2. EBC
  3. Canguru News

Talvez te interesse ler também:

O que significa sonhar com gravidez?

Cigarro na gravidez: todos os riscos para mamães e bebês

Sintomas de Gravidez: os primeiros sinais para entender se voce está grávida

Gravidez após os 35 anos – mulheres precisam redobrar a atenção

Moda gestante: é preciso realmente trocar o guarda-roupa?




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...