1,2 milhão de livros grátis para 200 mil crianças manterem a leitura nas férias


Para evitar a perda de aprendizado durante o verão, o estado do Tennessee, Estados Unidos, está tomando medidas para manter quase 250.000 crianças envolvidas na leitura, enviando-lhes livros gratuitos. O programa K-3 Home Library, da Governor’s Early Literacy Foundation (GELF), está sendo expandido para incluir todos os alunos das 1ª a 3ª série matriculados em escolas públicas.

Em parceria com a editora Scholastic, o programa entregará mais de 1,2 milhão de livros para mais de 200.000 alunos, professores e bibliotecários neste verão. Os participantes receberão seis pacotes de livros diretamente em suas casas, sem nenhum custo para as famílias ou para os distritos escolares.

A inscrição para receber os livros foi realizada para os alunos dos distritos escolares e escolas charter, com a opção de exclusão para as famílias. Essa abordagem inclusiva permitiu que mais de 40.000 alunos se beneficiassem do programa este ano, em comparação com 2022.

Pais e educadores elogiaram a iniciativa, destacando que muitos alunos não têm acesso a livros durante as férias. Ao colocar livros nas mãos dos alunos, o programa visa promover uma cultura de leitura no Tennessee e ajudar os alunos a se tornarem aprendizes ao longo da vida.

Estudos mostram que alunos que não leem durante as férias podem perder até três meses de proficiência em leitura. No entanto, ler de quatro a seis livros durante esse período pode ajudar a impedir ou reverter essa perda de habilidades.

Incentivar o amor pela leitura

A parceria entre a GELF e a Scholastic para a entrega de livros já está em seu quarto verão. Desde 2020, o programa K-3 Home Library cresceu significativamente, proporcionando mais de 3,1 milhões de livros para mais de 509.000 alunos e professores do ensino fundamental.

Os pais relataram que seus filhos ficaram emocionados ao receber os livros, afirmando que eles eram valiosos para a família. Os títulos dos livros foram cuidadosamente selecionados pelo Conselho Consultivo de Educadores da GELF, composto por 28 educadores do Tennessee. Entre as obras estão “Three Hens and a Peacock”, que conta a história de um pavão recém-chegado e “The Squirrels Who Squabbled”, sobre dois esquilos gananciosos em busca de pinhas.

Essa iniciativa visa não apenas combater a perda de aprendizado durante as férias, mas também incentivar o amor pela leitura nas crianças, proporcionando-lhes acesso a livros de qualidade e criando um ambiente propício à alfabetização precoce.

Bem que ideia poderia ser copiada no Brasil. Ler é preciso e muitas famílias não têm condições de comprar livros.

Talvez te interesse ler também:

Histórias para criança dormir: dicas e sugestões de leitura

A leitura faz você feliz: 10 boas razões para ler mais

Pediatras americanos recomendam a leitura em voz alta para crianças desde o nascimento




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...