©cottombro/Pexels

Histórias para criança dormir: dicas e sugestões de leitura

Histórias para criança dormir: dicas e sugestões de leitura

A hora de dormir não costuma ser o momento preferido na vida das crianças. No entanto, é possível fazer dessa hora uma oportunidade de ensinar para os pequenos a importância do descanso e aumentar o repertório literário deles.

Historinhas costumam agradar até os mais exigentes. Tem para todos os gostos: contos sobre princesas e príncipes, monstros engraçados, objetos que falam, poesias.

O universo dos livros infantis é vasto e um ótimo aliado na hora de colocar as crianças na cama.

Para que a hora de dormir aconteça da forma mais tranquila possível, de modo lúdico e agradável, confira abaixo algumas dicas de como fazer os pequenos dormirem melhor, além de sugestões de leitura para a hora mais calma do dia.

Dicas para fazer as crianças dormirem bem

Estipule horários para o sono

O organismo precisa de rotina, especialmente o da criança.

Quando os pequenos dormem sempre nos mesmos horários, o corpo se prepara para esse momento com mais tranquilidade e o sono vem, naturalmente.

Crie rituais

Não precisa ser nada muito elaborado, mas um banho quentinho, um leite morno, diminuir as luzes quando começar a anoitecer são formas de promover o relaxamento necessário para que a criança pegue no sono mais facilmente.

Evite o excesso de estímulos perto da hora de dormir

Ver televisão, jogar ou fazer brincadeiras mais agitadas fazem o oposto do relaxamento: deixam as crianças mais alertas e daí, já sabe, o sono não vem!

Por isso evite excesso de estímulos perto da hora do pequeno ir para cama (pelo menos 1 ou 2 horas antes da hora de dormir).

Ensine a criança a dormir sozinha (quando ela estiver pronta para isso)

Assim que a criança cresce um pouco, já é possível ir ensinando-a a adormecer sozinha, pois isso dá autonomia para que ela volte a dormir, caso acorde à noite e não fique tão dependente de estar perto de um adulto no momento de dormir, mas atenção: nada de treinamentos de sono.

Seja sensível e respeite que crianças precisam de segurança para se sentirem confortáveis e crescerem, naturalmente.

Entenda o que funciona com seu filho

Embora algumas dicas, como dar um banho, ensinar a dormir sozinha ou ler uma historinha funcionem, na maioria dos casos, é preciso lembrar que cada criança é diferente da outra.

Então avalie o que funciona melhor para a sua criança e siga em frente.

Sugestões de leitura para criança dormir

Conheça agora algumas historinhas para ajudar a criança a cair em um sono tranquilo. Algumas histórias vêm de livros, outras são fábulas clássicas, lendas e contos populares que você pode encontrar na internet se não poder comprar um livro.

Vale também a dica de comprar livros em sebos (livros usados). Muito provavelmente você irá encontrar clássicos da literatura infantil em lojas de livros usados ou em bancas nas feiras, nas ruas. Vale a pena!

Para contar na Cama, de Daniela Kulot

Contar carneirinhos é um recurso antigo, que pode dar muito certo. E é assim que a autora embala essa linda história, mostrando que a hora de dormir pode ser muito divertida e ainda uma ótima aliada para ajudar a criança a aprender a contar.

Poesia na varanda, de Sonia Junqueira

Composto por lindos versos e ilustrações, a obra de Sônia Junqueira celebra o cotidiano e mostra um olhar para as pequenas coisas, que vai encantar quem faz isso com tanta facilidade: as crianças.

Se Eu Abrir essa Porta Agora, de Alexandre Rampazo

Muitas crianças têm medo da hora de dormir, pois ficam sozinhas e, com isso, a imaginação voa longe. É com essa premissa que o autor de “Se Eu Abrir essa Porta Agora” conta a história de um menino desvendando os segredos que moram dentro de um guarda-roupa.

O Piolho e a Pulga, Irmãos Grimm

Dois bichinhos inconvenientes, mas que são fofos na historinha, decidem morar juntos, causando um monte de eventos aleatórios e muito engraçados. Leia aqui a história.

O Escorpião e a Tartaruga

Essa é uma versão infantil do conto zen O Mestre e o Escorpião.

A versão infantil dessa fábula clássica mostra o dilema da tartaruga em ajudar um animal conhecidamente traiçoeiro: o escorpião. Leia aqui a fábula infantil.

A Galinha Ruiva

Nessa história, ninguém quer ajudar a galinha, que decide fazer uma receita, mas que se vê sozinha nessa empreitada.

Um conto para ensinar sobre o valor das amizades e da importância de ajudar os outros. Leia aqui a historia com ilustrações.

Os Três Porquinhos

Para quem gosta de histórias mais clássicas, essa é uma que vai agradar a criançada: porquinhos espertos tentando se salvar das garras de um lobo mau, que não os deixa em paz.

A Bela e a Fera

Mais um clássico, que mostra a importância de enxergar além das aparências.

Muito cansado e bem acordado

Parece a história de vida de muitos pais, mas é um livro delicado de Susanne Straber, que mostra o que acontece quando um monte de animais dorme juntos, sendo que a cada minuto um deles decide que não está com mais sono.

João Pestana

Reza uma lenda de origem portuguesa, que João Pestana é um menino tímido que fecha os olhinhos das crianças na hora do sono e sai correndo para que ninguém o veja.

Fábulas de Esopo

Esopo foi um escritor da Grécia Antiga a quem são atribuídas várias fábulas populares com uma moral da história no final. Alegóricas, em suas histórias os protagonistas são os animais, por isso, as crianças adoram.

Leia aqui algumas das fábulas de Esopo mais conhecidas.

Talvez te interesse ler também:

Da barriga da mãe: o que os fetos sabem e sentem?

Onde o recém-nascido deve dormir segundo o método Montessori e a AAP

Ensino à distância: como os pais podem lidar com essa nova realidade da melhor forma

Reparação de danos por abandono afetivo: como e quando ocorre

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *