O que é alopecia: pivô de piada e violência no Oscar 2022


2022 É o ano que vai ficar marcado por aquela frase “o que está ruim pode ficar ainda pior”. O Oscar, uma festa cheia de beleza e glamour, esse ano vai ser lembrado por piada de mau gosto e violência no palco. O “pivô” da briga é um distúrbio chamado alopecia.

Entenda o caso

Durante a terceira hora de transmissão da cerimônia, o comediante Chris Rock subiu ao palco para apresentar o prêmio de melhor documentário e fez uma piada sobre Jada Pinkett-Smith, esposa de Will Smith.

O comediante disse que Jada estava com a cabeça raspada para estrelar “G.I. Jane 2”, provavelmente referindo-se ao que seria uma sequência do filme “Até o Limite da Honra”, “G.I. Jane” no titulo original, obra protagonizada por uma Demi Moore careca.

Will Smith saiu da plateia onde estava sentado e foi ao palco para dar um tapa na cara do comediante Chris Rock.

“Mantenha o nome da minha esposa fora da sua boca”, disse Will

“Uau, Will Smith acabou de me dar um soco”, disse Rock.

As imagens que foram capturadas em transmissões internacionais sem censura eram tão absurdas que até dúvidas se teria sido algo combinado, mas dada a reação da plateia, algo teria mesmo saído do roteiro.

Depois da cerimônia, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas tuitou

“A Academia não tolera violência de nenhuma forma”.

O ator, que acabou por receber o Oscar de Melhor Ator (o 1° de sua carreira, pelo filme King Richard), chorou, se desculpou e disse que agiu por amor e por impulso.

Alopecia não é piada

Jada Pinkett-Smith revelou publicamente ter alopecia em 2018, afirmando que foi “aterrorizante” lidar com o problema quando tudo começou:

“Foi assustador quando começou. Um dia eu estava no banho e só tinha um punhado de cabelo nas mãos e disse para mim mesmo: ‘Ai meu Deus, estou ficando careca?’”.

O que é alopecia

Alopecia um distúrbio autoimune que ataca os folículos capilares causando calvície irregular e queda de cabelo. A doença de Jada é alopecia areata, uma condição que ocorre quando o sistema imunológico ataca os folículos capilares e causa queda de cabelo, geralmente afetando a cabeça e o rosto. O cabelo geralmente cai em pequenas manchas redondas, mas em alguns casos a perda de cabelo é mais extensa. A maioria das pessoas com a doença é saudável e não apresenta outros sintomas.

Leia mais:

As causas da alopecia não são de tudo compreendidas, fatores genéticos, ambientais, estresse podem desempenhar um papel importante, além de alterações hormonais e distúrbios imunológicos como dermatite atópica, tireoidite, doença celíaca, vitiligo e outras alergias.

Em 2021 Jada Pinkett-Smith no Instagram desabafou para seus fãs. Com o cabelo raspado, ela comentava:

“Eu e a minha alopecia vamos ficar amigos”.

«Cuidar do meu cabelo foi um ritual lindo, assim como poder escolher se quer ou não ter cabelo. E então um dia eu disse a mim mesmo, ‘Oh meu Deus, eu posso não ter mais essa escolha.’ A atriz disse que consultou muitos especialistas e médicos para encontrar a causa de sua condição e um remédio, mas não chegou a nenhuma conclusão. “Eu fiz todos os testes que são feitos neste caso, mas não recebi uma resposta.”

2022 Sem censura Com apologia

Enquanto a cerimônia de premiação no Oscar continuava, 2022 levava o prêmio dos nervos quentes que se esquentar mais um pouquinho arriscamos uma guerra mundial nuclear, ou se preferir, o fim do mundo.

É o fim mesmo porque, veja bem, a que ponto estamos:

Doença, infelizmente, sempre foi piada: é gordo, é louco, é bipolar, é careca. Palavras sérias que viram piadas na boca de quem não entende a gravidade de certas coisas, e muito menos tem empatia sobre o sofrimento alheio. A partir do momento que a coisa vai para o palco de um evento assistido no mundo inteiro, é, como dizem, institucionalizado.

Assim, 2022 vai seguindo institucionalizando censura por um lado, e apologia ao crime e ao nazismo por outro:

Se isso não for o fim, o que estará por vir?

Errada a piada, errada a reação

Tudo errado: a piada e também a reação. Will Smith quebrou o código de conduta e pode ser solicitado a devolver sua estatueta de Melhor Ator após o episódio, segundo especialistas da indústria ouvidos pelo The Post.

Nos EUA e no mundo, o ator está sendo massacrado nas redes sociais por sua atitude considerada  “impulsiva e nada profissional”.

Talvez te interesse ler também:

2022 é Tigre: veja as influências desse signo para o novo ano

Previsões 2022: nova pandemia, invasão alienígena, tsunami e fome

O que a Numerologia prevê para o ano de 2022




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...