Edward Bronstein, morto como George Floyd após prisão policial


Mais uma vítima de brutalidade policial nos EUA. Um vídeo de 2020 vazou somente agora na web: um homem de 38 anos, Edward Bronstein, é preso por uma fiscalização de trânsito na Califórnia.

No clipe de 18 minutos, os policiais são vistos derrubando o homem algemado e pressionando-o com os joelhos nas costas para uma coleta de sangue enquanto ele grita que está disposto a fazê-lo voluntariamente.

Ele fica repetindo a frase “Eu não consigo respirar” antes de perder a consciência por 3 minutos e morrer.

O caso foi muito semelhante ao assassinato de George Floyd, em maio de 2020, que desencadeou protestos nacionais e globais contra a brutalidade policial e as injustiças raciais. O policial que matou Floyd, Derek Chauvin, foi condenado por assassinato em abril de 2021.

Luis Carillo, advogado que representa a família de Bronstein, afirmou em um comunicado que os policiais que o prenderam não tinham “reverência pela vida humana“. Ele disse:

“Mesmo depois de dizer que obedeceria ‘de boa vontade’ aos policiais, AINDA O BRUTALIZOU DE QUALQUER FORMA. NINGUÉM deveria morrer dessa forma. A família sempre sofrerá a perda do amor de Edward”.

Brutalidade policial

No início do vídeo de quase 18 minutos, Bronstein é colocado de joelhos por dois policiais enquanto está algemado nas costas. Pelo menos cinco policiais uniformizados são visíveis durante várias partes do vídeo.

Bronstein expressa várias vezes que cumprirá o que foi pedido pacificamente e questiona por que os policiais estão coletando sua amostra de sangue.

Ele é visto gritando, em desespero, enquanto cinco policiais uniformizados o prendem. Um policial é visto colocando o joelho em seu pescoço.

Em menos de um minuto, Bronstein pronuncia as frases “não consigo respirar” e “deixe-me respirar” pelo menos 12 vezes em um período de 30 segundos. Com cerca de três minutos de vídeo, o homem parece parar de se mover.

O médico legista de Los Angeles determinou que Bronstein morreu de “intoxicação aguda por metanfetamina durante a contenção pela polícia“.

A morte foi listada como “indeterminada“.

George Floyd mudou o mundo?

O caso aconteceu dois meses antes da morte de George Floyd, a divulgação do vídeo foi autorizada pelo juiz depois de algum tempo.

Parece claro que o método de sufocamento usado era uma praxe que esperamos tenha sido abolida depois com a repercussão do caso Floyd.

Quantas vidas mais serão perdidas por causa do racismo e da imprudência das autoridades?

A família de Bronstein busca por justiça.

Talvez te interesse ler também:

Kenye West doa US$ 2 milhões para garantir que a filha de Floyd possa estudar

“Um negro vale uma bala”: revelam em mensagens, alunos de escola privada no Rio de Janeiro

A epidemia da desigualdade: 6,7% dos brasileiros vivem com menos de 1,9 dólar por dia

Fonte foto: Today.it




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...