6 Traços físicos que podem revelar algo sobre sua personalidade


Será que traços físicos podem revelar alguma coisa sobre a personalidade de uma pessoa? Vários estudos e profissionais tentam demonstrar essa conexão “ocasional”, por assim dizer. Ou seja, pessoa corcunda é introvertida, ruga marcada entre os olhos é sinal de pessoa preocupada e por aí vai.

Analisando diversas características e como as pessoas percebem e julgam através das aparências, alguns estudos tentam explicar certas coincidências que nos levam a crer que, de fato, existem traços físicos que revelam algo sobre a personalidade.

Claro que, não necessariamente, nossos traços físicos determinam quem somos, por isso estejamos atentos para não cairmos em preconceito. 

Mas é interessante analisar e poder conhecer um pouco mais sobre essas conexões ocasionais entre traço físico e personalidade, afinal, uma coisa puxa a outra. Quem tem um semblante relaxado aparenta ser uma pessoa amável. Quem tem uma posição ereta provavelmente é mais aberta do que quem tem uma posição fechada e arcada.

Vamos descobrir alguns estudos a respeito disso? Vamos lá!

As aparências importam

Narizes, testas, íris dos olhos, maçãs e o formato do rosto são algumas das partes do corpo analisadas em estudos. A psicóloga clínica Dra. Perpetua Neo afirma:

“Nós formamos julgamentos instantâneos das pessoas em nossas cabeças para, inconscientemente, tomarmos decisões sobre como gostaríamos de proceder com essa pessoa”.

Segundo as análises, o simples levantar de uma sobrancelha pode sinalizar um traço da personalidade ligado a amabilidade, por exemplo, assim como narizes grandes se relacionam com níveis de ambição e testas franzidas à preocupação.

Seis traços físicos que podem afetar a personalidade

O site Bustle listou seis traços físicos interessantes e a maneira como eles podem afetar a personalidade, ou como as pessoas percebem nossa personalidade, de acordo com a ciência:

Líderes natos têm rosto retangular

Ter o rosto com as maçãs salientes, uma testa larga e mandíbula proeminente são as características de grandes líderes, de acordo com um estudo publicado na Psychological Science.

Além disso, o Reader’s Digest pesquisou que as empresas chefiadas por pessoas com o formato do rosto retangular eram melhor sucedidas financeiramente.

Mandíbula forte, personalidade forte

A mandíbula é a articulação mais forte do corpo, e isso reflete na conexão inconsciente que fazemos sobre o tamanho e a força da mandíbula associados à força de sua personalidade e também à sua força física.

Mandíbula forte representa também uma pessoa saudável. Segundo a Dra. Michele Barton, diretora da clínica de psicologia Life Well, uma mandíbula forte indica a capacidade de comer bem, mastigar corretamente os alimentos o que ajuda a manter a saúde em dia. Evolutivamente, isso faz com que pessoas com mandíbulas fortes pareçam ser mais fortes.

Sobrancelhas levantadas

Um estudo chinês referido em um artigo de Vinita Mehta, psicóloga Ph.D. publicado na Psychology Today, examinou a ligação entre características faciais e a personalidade, observando o modelo de personalidade denominado “Big Five” que inclui a análise de imagens de rostos em 3D, considerando as seguintes características

  • abertura;
  • consciência;
  • extroversão;
  • amabilidade;
  • e neuroticismo

Segundo o estudo, a distância entre as sobrancelhas e a linha do cabelo definem o contraste de amabilidade. Sobrancelhas que pareciam estar ‘levantadas’ e testa pequena possuem maior nível de amabilidade. Em contraste, os níveis mais baixos de amabilidade foram associados ao oposto, ou seja, testa comprida e sobrancelhas para baixo.

Boca grande, personalidade extrovertida

Também verificou-se que nariz e lábios maiores estavam associados à extroversão em mulheres. Como diz Dr. Mehta:

“Níveis mais altos de extroversão foram relacionados a nariz e lábios mais protuberantes, queixo recessivo e músculos masseter (os músculos da mandíbula usados na mastigação). Em contraste, o rosto daqueles com níveis mais baixos de extroversão mostrou o padrão reverso, em que a área ao redor do nariz parecia pressionar contra o rosto.

Essas descobertas sugerem que talvez traços psicológicos possam – até certo ponto – ser lidos no rosto de uma pessoa, embora mais estudos sejam necessários para entender esse fenômeno”.

Tipos de nariz e personalidade

Um outro estudo, publicado em 2011 no Journal of Craniofacial Surgery apontou 14 tipos de narizes analisando fotos e obras de arte. Com tantos tipos, dá para imaginar quantas personalidades podem estar relacionadas ao formato do nariz.

É interessante notar que o nariz talvez seja a segunda parte do rosto a se notar depois dos olhos (ou a primeira) e um nariz proeminente chama a atenção para o bem ou para o mal. Este estudo por exemplo conclui que o nariz influencia na percepção visual e da personalidade.

Recentemente, um outro estudo foi mais longe dizendo que o ditado popular que diz que o nariz descreve a personalidade da pessoa é verdadeiro, pois a forma do nariz mudando com cirurgia plástica, mudava também a personalidade da pessoa.

O estudo em questão foi realizado por uma clínica estética que analisou 32 pacientes antes e depois da cirurgia, leia aqui os resultados.

Para a clínica, os tipos de narizes e as personalidades podem ser assim resumidos:

 

Fonte foto: Longevita UK

Nariz enganchado (hooked): pensadores bondosos, apaixonados, empáticos e profundos. Pessoas que não têm medo de correr riscos, permitem que outras pessoas conheçam suas mais sinceras opiniões e sabem como ser diplomáticos.

Nariz caído (droopy): severo, dirigido e prático. Pessoas que acima de tudo desejam poder e independência.

Nariz Aquilino (aquiline): nascidos para liderar, são teóricos e ambiciosos, têm jeito com as palavras e sabem causar impacto.

Nariz reto (straight): prontos para ajudar as pessoas, são pacientes e compreensivos com as necessidades dos outros.

Nariz em botão (button): espontâneo, afetuoso e otimista. Pessoas que sabem como amar, cuidar e nutrir os outros por terem maturidade emocional.

Nariz arrebitado (upturned): leal, confiável e amigável. Eles também são conhecidos por sua atitude otimista em relação à vida.

O estudo focou nos 6 tipos mencionados porque são os tipos de nariz mais comuns antes da cirurgia (enganchado, aquilino e caído) e os tipos de nariz mais comuns após a cirurgia (botão, reto e arrebitado).

Tudo está na íris

Os cientistas da Universidade de Orebro, na Suécia, estudaram mais de 400 indivíduos para ver se suas personalidades estavam ligadas à íris de seus olhos e descobriram que a cor dos olhos é afetada pelos mesmos genes que formam nossos lobos frontais, portanto, existem comportamentos claramente compartilhados em pessoas com íris semelhantes.

De acordo com a psicoterapeuta Natalie Engelbrecht , aqueles com criptas densamente compactadas são mais afetuosos, ternos, confiantes e tendem a simpatizar com os outros.

Com qual (ou quais) número(s) da lista você se identifica mais?

Com esses exemplos podemos ver como é interessante as possíveis conexões inconscientes sobre as personalidades, tendo em vista que não é algo definido e concreto, e sim, são estudos e observações das possíveis leituras de personalidade.

Talvez te interesse ler também:

Você tem rugas ao redor dos olhos? Para os outros você é mais sincero

O que seu animal preferido revela sobre sua personalidade 

O que a numerologia revela sobre nossa personalidade e destino

Teste de personalidade: diga que sol escolher que eu te direi quem você é 

Qual é o teu animal espiritual? Teste revela algo sobre a tua personalidade 




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...