Como acabar rapidamente com o nariz escorrendo?

Como acabar rapidamente com o nariz escorrendo?

É uma situação bem chata, nariz escorrendo é incômodo, dificulta nossa respiração, deixa a pele ao redor do nariz feia, irritada, avermelhada, mas este é um sintoma de que o corpo está combatendo algum mal, uma irritação, uma alergia ou algum tipo de gripe, resfriado. Mas dá para acabar rapidamente com o nariz escorrendo? Vejamos!

AS CAUSAS DO NARIZ ESCORRENDO

É bom saber porque o nariz escorre antes de querer que o corpo pare de se comportar assim. Muitas vezes este é um sintoma saudável e necessário do organismo, um alerta para algum problema que você esteja enfrentando.

E não é somente os gripados que enfrentam este problema. O nariz escorrendo é mais comum do que se imagina, e está associado à várias situações.

Para começar é importante saber que o nariz escorre graças a uma irritação ou inflamação no tecido, que causam o corrimento nasal. Nesses casos, o organismo tenta se defender de corpos estranhos, produzindo mais muco.

Infecções, como a gripe, resfriado, sinusite causam esse incômodo sintoma, bem como algumas alergias, como a rinite. Até mesmo comidas apimentadas, alterações hormonais, uso de medicamentos, estresse e o fumo estão associadas ao corrimento nasal.

Para minimizar esse desconforto, é importante, evidentemente, saber o que está fazendo o nariz escorrer pois, se você quiser acabar com o nariz escorrendo pode estar acabando com a defesa natural do teu corpo que luta para botar para fora algum intruso (vírus, bactérias, etc).

Porém, algumas medidas podem ajudar a reduzir o sintoma. Veja:

REMÉDIOS NATURAIS PARA ACABAR COM O NARIZ ESCORRENDO

Lavagem nasal

Dá para comprar em algumas farmácias as soluções salinas (soro fisiológico) para lavagem nasal, mas também dá para improvisar a lavagem em casa.

Em 200 ml de água, adicione uma colher rasa (café) de sal. Misture bem, despeje a solução em uma seringa nasal ou pote nasal, ou mesmo em um bule, com muito cuidado para não se machucar.

Introduza o bico do bule nas narinas. Depois, incline-se um pouco para frente e gire a cabeça para o lado do bule. Deixe a água entrar por uma narina e sair completamente pela outra. Depois assoe o nariz para retirar o excesso.

Aplique a solução nasal pelo menos 4 vezes ao dia.

Aerossol

Com um aparelho de aerossol faça a lavagem usando sempre soro fisiológico. Tanto a lavagem como o aerossol ajudam a acelerar o processo de limpeza que o próprio corpo está fazendo e isso irá ajudar a acabar com o nariz escorrendo mais rapidamente.

Cuide da região do nariz

Cuide da pele da região em torno ao nariz, que pode ficar irritada, ressecada, aplicando algum óleo, creme natural ou o gel da babosa se você tiver a planta em casa.

DICAS PARA EVITAR O NARIZ ESCORRENDO

Mas o melhor mesmo é evitar este incômodo. Veja algumas dicas:

  • Em caso de ter sempre o nariz escorrendo, tente verificar a causa do distúrbio. As causas mais comuns são: alergias à poeira, aos pelos dos animais, ao pólen de plantas (na primavera), à poluição atmosférica, à umidade da casa, perfumes, etc.
  • Evite ter carpetes, bichos de pelúcia e cortinas em casa, principalmente se desconfiar ter alguma alergia;
  • Mantenha a casa sempre limpa;
  • Tenha o costume de passar um pano úmido nos móveis uma vez por semana e varrer ou aspirar a casa todos os dias;
  • O melhor é evitar que pessoas predispostas tenham animais de estimação, pois os seus pelos favorecem os processos alérgicos;
  • Se souber a causa da alergia, evite o elemento que desencadeia o processo alérgico;
  • Evite roupas e cobertores de lã e troque as roupas de cama pelo menos uma vez por semana;
  • Use protetores nos colchões e travesseiros;
  • Deixe a casa receber ventilação todos os dias;
  • Evite cosméticos com cheiros fortes e produtos para limpeza cheios de substâncias químicas.

PROCURE UM MÉDICO

Em caso de nariz escorrendo por muito tempo, que dificulte o trabalho e a vida da pessoa, o melhor a fazer é procurar um médico.

Existem medicamentos, por exemplo, um remédio chamado Brometo de Ipratropium que pode ajudar a bloquear o neurotransmissor que desencadeia no cérebro o sintoma do nariz escorrendo, mas como dá para imaginar, trata-se de um medicamento muito forte e enfim, somente um médico pode recomendar com base no teu histórico particular.

Também é possível que o médico receite algum anti-histamínico para os casos de alergias.

De todo modo, o melhor é evitar as causas que desencadeiam o nariz escorrendo, respeitar o corpo quando ele dá este sinal de alerta e procurar um médico se a coriza, ou corrimento nasal, durar muito tempo ou for muito debilitante.

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *