15 de novembro é Dia Nacional da Umbanda: religião 100% brasileira


15 de novembro é a data em que se comemora a Proclamação da República, ocorrida no ano de 1889. Entretanto, não é só esse evento histórico comemorado nesse dia, pois essa data também é o Dia Nacional da Umbanda, religião considerada totalmente brasileira e que possui muitos seguidores no país.

A criação do Dia Nacional da Umbanda

Os seguidores da Umbanda no país, já comemoravam a data desde sua criação, em 1908.

Mas em 16 de maio de 2012, durante o governo Dilma Rousseff, foi sancionada a Lei 12.644, que consolidou o dia 15 de novembro como o Dia Nacional da Umbanda, conforme proposta de entidades federativas do Rio de Janeiro, escolhida na I Convenção Anual do Conselho Nacional da Umbanda.

Origem da data

Em 15 de novembro de 1908, surge a Umbanda no Brasil, através da manifestação espiritual do médium Zélio Fernandinho de Morais, que recebeu a missão de criar um novo culto, a Umbanda.

Esse jovem de 17 anos, sofria de paralisia não curada pela medicina da época, sendo aconselhado a procurar a Federação Espírita do Rio de Janeiro, em busca de apoio e lá ocorreu a manifestação do caboclo da Sete Encruzilhadas, que determinou a criação da Umbanda no Brasil.

Uma religião baseada na união de crenças

A Umbanda usa uma mistura de crenças, como o espiritismo, o catolicismo e outras religiões de origens africanas e indígenas.

Seus seguidores sofrem preconceito desde a sua criação, pois muitas pessoas associam as ações e os cultos da Umbanda ao satanismo ou à busca do mal para outras pessoas.

Porém, a Umbanda representa a diversidade cultural de nossa sociedade e a riqueza de seu povo, ao assimilar o respeito à ancestralidade e às várias culturas que nos compõem como país.

A liberdade de culto bem como o respeito à diversidade de credo é um direito constitucional, o qual todos devemos preservar. Podem gostar do budismo japonês, podem amar o hinduísmo indiano mas a Umbanda é 100% Brasil.

Valorize!

Fontes:

  1. Calendarr
  2. Planalto.gov

Talvez te interesse ler também:

Com 35 metros de altura, a 2ª maior estátua de Buda no mundo está no Brasil

Japamala: o que é, para que serve e como usar

Significados do Anjo da Guarda: orações, símbolos e curiosidades

Apometria o que é, como funciona, para que serve e riscos

Significado das velas – o que representam e como usá-las




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...