Sommarøy, a ilha norueguesa que quer ser dona do seu tempo


Uma das principais características de países tropicais como o Brasil é que não existem diferenças tão grandes, no que se refere às horas de sol, entre os dias de verão e os de inverno. Claro que elas são significativas.

Mas imagine um lugar onde, durante a estação mais quente, o sol permanece no céu 24 horas por dia, durante dois meses, e, por outro lado, não dá as caras no bimestre mais frio do ano. Este é precisamente o caso de Sommarøy, a ilha norueguesa que agora luta para criar a primeira “Time-Free Zone” – algo como uma Zona Franca de Tempo – do mundo.

sommaroy 2

As condições particulares da ilha embasam o argumento da petição entregue, na semana passada, ao deputado local Kent Gudmundsen nesta quinta-feira.

sommaroy 3

Em sua página do Facebook, os adeptos da Time-Free Zone lançaram a provocação

“Como você sabe que horas são durante o verão, quando nunca escurece? Bem, é exatamente por isso que apresentamos esta demanda. Aqui, na Time-Free Zone de Sommarøy, aproveitamos cada minuto do sol da meia-noite e, sim, até um café com os amigos na praia, às 2 da manhã, pode ser normal.”

sommaroy 4

A proposta da ilha vem na esteira de uma decisão do Parlamento Europeu, que votou, em março deste ano, pelo fim da lei que obriga os Estados membros a seguirem o horário de verão padrão. Segundo a agência de notícias DPA, Gudmundsen considera a ideia “excitante” e concorda que a Noruega deveria propor uma terceira via.

Talvez te interesse ler também:

URSO-POLAR É ENCONTRADO EM CENTRO INDUSTRIAL NA SIBÉRIA

A CRISE CLIMÁTICA EM UMA IMAGEM: DEGELO ATÍPICO NA GROELÂNDIA IMPRESSIONA O MUNDO

O HOMEM QUE DOOU UM BILHÃO DE DÓLARES PARA CRIAR PARQUES, RESERVAS E ÁREAS MARINHAS PROTEGIDAS

Fonte fotos NRK




Gisele Maia

Jornalista e mestre em Ciência da Religião. Tem 18 anos de experiência em produção de conteúdo multimídia. Coordenou diversos projetos de Educação, Meio Ambiente e Divulgação Científica.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...