Senhor de 89 anos faz doação de toda a sua poupança para escola


A Extremadura é uma comunidade autônoma da Espanha que, no passado, foi uma antiga província romana, chamada Lusitânia, que incluía uma parte de Portugal e outra do que é, atualmente, essa região espanhola.

Hoje, a Extremadura é uma das regiões mais pobres da Espanha. De acordo com o jornal El Pais, a pobreza por lá só vem aumentando, sendo a mais alta do país. Em 2017, 44,3% dos seus habitantes (cerca de 480 mil pessoas) estavam em risco de exclusão social, ao viverem com uma renda de 710 euros mensais, segundo informado pelo Estado da Pobreza na Espanha.

Nessa província pobre do país europeu, na cidade de Piornal, uma escola foi inaugurada não com o nome de um artista, político ou pessoa famosa. A instalação, que atende centenas de crianças, foi nomeada de Jesús y Sabina, em referência a duas pessoas da cidade: Jesús Vicente Díaz e Sabina Ramos Pérez.

Jesús Vicente Díaz, que tem 89 anos, disse ter ficado emocionado com a inauguração da escola, que leva o seu nome e o da sua mulher, falecida há quatro anos. O prefeito de Piornal, que acompanhou o senhor Jesús, explicou aos presentes na inauguração a razão do nome do centro educacional infantil, informa o site espanhol Hoy: assim que a esposa veio a falecer, o senhor Jesús pensou em que fazer com os 80 mil euros que o casal havia poupado durante a vida. Decidiu doá-lo, após refletir, ao povoado de Piornal, ao saber que o dinheiro poderia ajudar uma escola.

jesus1

Durante a visita, foi inaugurada, em homenagem ao casal, uma placa que conta a sua história. Ambos são originários do município de Piornal, passaram pelas penúrias que arrasaram, ao final da Guerra Civil espanhola, o pequeno povoado e vieram a se casar em 1957. Viveram, fundamentalmente, no campo, sem nunca terem estudado. Como não tiveram filhos, o senhor Jesús decidiu ajudar o máximo de crianças que podia.

jesus3

O ancião disse que ficou satisfeito e feliz com o que fez e que achou a placa muito bonita. E ainda acrescentou: “Eu fiz a doação com a maior boa vontade e de coração”. Com o seu gesto generoso, a escola ganhou novo mobiliário e passou por uma reforma.

Talvez te interesse ler também:

SENHORA DE 86 DISTRIBUI SEMENTES EM HORINHAS DE DESCUIDO

ITÁLIA DÁ OPORTUNIDADE DE REINTEGRAÇÃO SOCIAL A PRESOS

VENCENDO PRECONCEITOS, PRIMEIRA PROFESSORA COM DOWN NA ARGENTINA




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...