Senhora de 86 distribui sementes em horinhas de descuido


Minas é bão demais da conta, sô! Dizem que o melhor de Minas Gerais são os mineiros. E existe uma senhora mineira que faz realmente jus a essa máxima.

Maria Linhares, conhecida como Dona Maria, tem 86 anos e está fazendo sucesso no Instagram. A razão é que ela cultiva mudas de acerola para doá-las aos moradores do bairro Carneirinhos, em João Monlevade, cidade próxima de Belo Horizonte.

Há cerca de dois meses, Dona Maria viu em um programa de TV que a acerola era a planta “rainha do quintal”. Tendo um jardim no fundo de sua casa, ela decidiu espalhar a semente da fruta para que outras pessoas pudessem ter um pequeno reino com sua própria acerola.

A neta da amável velhinha, Bárbara Linhares (23 anos), postou fotos da avó junto das mudas para narrar essa história. A fama veio logo em seguida. Os usuários do Instagram começaram a curtir os posts e, atualmente, as fotos já têm mais de 4,7 mil curtidas na rede social.

Bárbara relata que o cultivo e a doação das mudas de acerola têm feito muito bem à avó, que tem Mal de Parkinson.

“Ela sempre gostou de cuidar do jardim. Mas, como ela tem Parkinson há 20 anos, os sintomas estão mais intensos e os movimentos limitados. Por isso, nossa família tem buscando maneiras de melhorar a qualidade de vida dela e isso está ajudando. Serve como uma distração”, conta a neta.

Bárbara diz que não esperava tanta repercussão com os seus posts:

“Eu postei sem intenção e, de repente repercutiu muito. Eu fiquei com receio da exposição, já que ela sempre foi reservada. Mas, tivemos muitas mensagens positivas e isso é bom”.

Dona Maria começou fazendo cinco mudas de acerola a cada dois dias. Agora, a produção aumentou para quarenta mudas! Mesmo estando tão ocupada, a senhora gravou um vídeo agradecendo o carinho dos “fãs”.

“Algumas pessoas passam, pegam as mudas e vão embora. Outras ficam, entram para conversar e ficam um tempo. Tem sido bom. Só pedimos às pessoas que tenham compreensão, caso ela tenha uma crise de Parkinson”, diz Bárbara.

Tem como não admirar uma pessoa como Dona Maria, que, mesmo com um problema de saúde, ainda tem disposição para semear beleza no mundo?

Talvez te interesse ler também:

ITÁLIA DÁ OPORTUNIDADE DE REINTEGRAÇÃO SOCIAL A PRESOS

VENCENDO PRECONCEITOS, PRIMEIRA PROFESSORA COM DOWN NA ARGENTINA

TRATAMENTO HUMANIZADO: DENTISTA DESENHA PARA PACIENTE ANALFABETA NÃO ERRAR MEDICAMENTO

Fonte e foto: BHAZ




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...