O abraço que emocionou o Brasil e despertou a solidariedade dos internautas


Uma cena que emocionou muita gente foi o abraço que o Dr. Drauzio Varella deu em uma mulher trans chamada Susy de Oliveira Santos, que vive em um presídio e não recebe visitas há cerca de 8 anos!

Esse momento, após uma pausa de silêncio, falou mais que milhares de palavras e chegou ao coração de pessoas do Brasil inteiro!

https://www.instagram.com/p/B9PpRlrAvE2/

A solidariedade dos internautas

O abraço do médico Drauzio Varella chamou a atenção para a realidade do isolamento, e muita gente sentiu empatia pela situação de Susy.

A cena desse abraço solidário foi exibida na reportagem do Fantástico sobre a vida das mulheres trans presidiárias no dia 1° de março.

Muitas pessoas se sensibilizaram com essa reportagem e, ao Razões para Acreditar que divulgou a cena do abraço em sua conta no Instagram – vários seguidores pediram o endereço de Susy para lhe enviarem cartas de solidariedade. Sendo assim, o site divulgou o endereço para quem quiser transmitir palavras de conforto à ela.

O endereço, segundo o Razões para Acreditar, é Rua Benedito Climério de Santana, nº 600, Várzea do Palácio, Guarulhos (SP), CEP 07034-080.

Vaquinha para Lolla recomeçar sua vida

Uma outra entrevistada na reportagem – Lolla Ferreira Lima, que está agora em liberdade condicional – sensibilizou o público com sua declaração: “Lá [no presídio] eu tinha mais liberdade [de ser trans] ”. Lolla explica o quão difícil é a situação de ser trans no Brasil, a ponto de se sentir mais segura de si dentro, do que fora da prisão.

Lolla está recomeçando sua vida vendendo água no semáforo vestida de palhaço. E para dar força a esse seu recomeço, uma conta no Instagram – @juntoscomalolla – fora criada para arrecadar fundos de apoio à transexual e ex-presidiária.

Empatia é isso:

https://www.instagram.com/p/B9OAoEvjgsZ/?utm_source=ig_web_copy_link

Vídeo com a reportagem

Para quem não viu a reportagem, veja abaixo o vídeo publicado no canal Seremos Resistência.

https://www.youtube.com/watch?v=upEucxUq6mM

Mais abraços, menos indiferença

Que o gesto do Dr, Dráuzio Varella seja uma inspiração para mais abraços e menos indiferenças!

Não é somente a Susy que precisa de abraços. Às vezes um parente doente, um vizinho sozinho, um amigo esquecido que está passando por dificuldades…

O gesto do Drauzio nos lembrou a Parábola do Bom Samaritano evocada na Campanha da Fraternidade 2020: Ver, Compadecer e Cuidar.

Ser solidário e ter empatia com o outro deve ser um exercício diário para aqueles que, à diferença do Drauzio, não carregam consigo o dom inato do amor ao próximo.

Talvez te interesse ler também:

Positividade tóxica: a vida nem sempre é uma festa!

Perdoar é preciso: conheça a importância do perdão

Como agem as pessoas construtivas que nos inspiram a sermos melhores




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...