Varal Solidário: Um invenção incrível para ajudar quem passa frio


Estamos no Inverno e em algumas regiões, como no sudeste e sul de nosso país, o frio é bem mais intenso, por isso, nos últimos anos algumas ideias e ações têm sido implantadas e difundidas para se solidarizar com quem precisa de roupas para se proteger do frio.

Uma dessas ações é o Varal Solidário, que vem se intensificando nos últimos anos, como exemplo de um movimento que começou em 2016, numa escola do Paraná. Trata-se de um Varal de Roupas de Inverno para ajudar quem não pode comprar e não tem vestuário de frio.

A Escola Adventista de Ponta Grossa, no Paraná, idealizadora desse Projeto, pensou na exposição de roupas em um varal, para serem retiradas por quem precisa.

Veja este vídeo publicado pelo canal da Escola Adventista Ponta Grossa, com a reportagem do Jornal RPC da Rede Globo-Paraná, feita na época que esse Varal Solidário foi realizado e como isso ocorreu.

A ideia e proposta dessa ação foi levar os alunos a compreenderem que as roupas que eles têm e não usam mais, podem servir para aquecer outras pessoas que não podem comprar.

A professora Nayara Oliveira, uma das idealizadores desse projeto, em entrevista à reportagem da Globo, disse o que a motivou a criar esse Varal:

“Tivemos essa ideia para que os alunos pudessem mostrar o amor ao próximo de uma forma diferente.”

Graças ao envolvimento de alunos e professores dessa escola, à época, foram arrecadadas cerca de 500 peças de frio como blusas, calçados e cobertores.

O Varal Solidário foi colocado em frente à essa escola, com roupas para crianças e adultos à disposição de quem precisasse.

Um dos beneficiados por esse Projeto e ação, o senhor Olavo Guimarães, declarou ao ser entrevistado na mesma reportagem:

“Peguei um calçado, uma calça, uma camisa e uma blusa, eu estava precisando.”

A estudante, dessa escola, Ana Júlia Oliveira e uma das envolvidas nessa iniciativa, externou nessa reportagem como se sentiu em relação aos efeitos desse Projeto:

“Eu fico feliz porque quando eu vejo alguém assim, que está precisando, eu sempre quero ajudar.”

De lá para cá, novas iniciativas como essa se multiplicaram, beneficiando várias pessoas. Veja alguns exemplos disso, neste vídeo do programa Bem na Hora publicado no canal SBT Interior.

Que essa ação se multiplique cada vez mais, sendo realizada por empresas, escolas, comunidades e cidadãos, doando roupas, calçados, peças de frio e cobertores para ajudar pessoas carentes a terem como se aquecerem no Inverno!

Afinal, a solidariedade é uma virtude que podemos desenvolver em nosso dia a dia, através da consciência e empatia com as necessidades do próximo e a vontade de ajudar quem necessita, promovendo o bem-estar coletivo!

Gostou da ideia?

Compartilhe para que mais e mais pessoas que queiram ajudar o próximo, saibam como fazer um Varal Solidário.

Talvez te interesse ler também:

PARA ABRIGAR OS CACHORROS DO FRIO, A CASINHA DE GARRAFA-PET. APRENDA A FAZER

MURO DA GENTILEZA: UMA FORMA DE FAZER O BEM!

GELADEIROTECA: LEITURA GRÁTIS PARA REFRESCAR AS IDEIAS

Fonte foto – G1




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...