Você roubaria 100 euros de um sem-teto que dorme? O experimento social que faz a web se indignar


Por algumas horas ele deitou-se na rua como se fosse um sem-teto, e fingiu dormir para observar as reações dos transeuntes. A seu lado, ele colocou em um potinho duas notas falsas de 50 euros. Este é um experimento social realizado pelo youtuber milanês Kiko.Co. O que acontece, vai deixar você sem palavras.

“Se você encontrasse 100 euros de um sem-teto, você pegaria? E pegaria até mesmo de um sem-teto que dorme?” Estas são as provocativas perguntas que Kiko.Co começa seu vídeo.

Tudo começa com o jovem escrevendo o cartaz em que ele pede “ajuda, tenho fome”. Em seguida, ele deita-se em uma calçada no centro de Milão, e se cobre depois de ter deixado as duas notas e algumas moedas em um potinho no chão ao seu lado.

A partir daí tudo acontece. Cenas muito tristes. Para os transeuntes não parece verdade encontrar dinheiro (100 euros) com tanta facilidade, mesmo tendo que subtrai-lo daqueles que têm menos.

Entre os transeuntes filmados, existem aqueles que são vagos e que roubam na moral (ou melhor, sem moral); tem aqueles que olham ao redor para ver se alguém está observando e depois abaixam e pegam o dinheiro. Tem quem sequer olha para a figura caída no chão, e apenas tenta fugir o mais rápido possível, na maior mesquinhez do mundo. E há ainda quem furta com a ajuda de um cúmplice.

Mas também há quem acorda o rapaz, dizendo para ele pegar o dinheiro antes que alguém lhe roube. Isto é feito por um jovem de nacionalidade não italiana, como se evidencia pelo sotaque: “Pegue esse dinheiro que daqui a pouco você não vai mais encontrá-lo amigo!”

Tem o casal em que a mulher diz ao companheiro “deixa, ele precisa mais do que nós”.

De vez em quando o rapaz se levanta e diz “não se rouba”. Mas o final é surpreendente porque quem realmente tenta ajudar o rapaz é um similar ao “suposto” sem-teto, ou seja uma pessoa em provável situação de rua. Ele diz “olha que te deixaram dinheiro”, o rapaz agradece e lhe oferece um cigarro, o senhor lhe pede um euro em vez do cigarro e se abaixa para pegar o um euro e o rapaz lhe explica que o dinheiro é falso. Então o senhor lhe oferece um euro. O rapaz lhe explica que é um experimento social, mas mesmo assim, o senhor lhe dá um euro. É incrível!

A mensagem que fica é a de solidariedade e ajuda entre iguais, de empatia mas também de esperança. Ainda somos humanos!




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...