Dia das Mães. Comemoração mundial, origem e significado da data

  • atualizado: 
Dia das Mães

"Mãe é mãe" e por isso, todos os anos, dedicamos um dia em que todas as nossas atenções para elas se multiplicam. O Dia das Mães, no Brasil, é comemorado sempre no segundo domingo de maio mas não é assim no mundo inteiro. Conheça a origem e a tradição desta data no mundo.

Este dia é celebrado em muitos países do mundo, com diferentes datas e eventos, mas todos com o mesmo significado: agradecer às mães por todo o amor que elas nos deram e nos dão todos os dias. 

Mas, para demonstrar todo o bem que desejamos às nossas mãezinhas, não há necessidade de transformar a data em algo estritamente comercial, porque há tantos presentes inesperados que não podem ser comprados, por exemplo, um piquenique surpresa, um jantar preparado por você, uma ajuda inesperada, um convite para um cinema.

Dia das Mães: origens

Por que celebramos o Dia das Mães? Não há uma resposta única para esta questão. Partimos da antiguidade onde, entre as populações politeístas, tinham numerosos ritos que celebravam a Mãe Terra e as divindades ligadas ao renascimento da natureza na primavera.

Os gregos celebravam Rea, a mãe de todos os deuses, o grande procriar, enquanto os romanos Cibele eram o símbolo da divindade da Natureza e de todas as mães. Diz-se que, por esse motivo, o Dia das Mães ocorre em um mês de primavera, quando a natureza acorda, representando a vida e a fertilidade.

Dia das Mães: significado

O Dia das Mães contém muitos significados. A mãe é a origem da nossa vida, é a força da nossa família, é carinho, amor incondicional e muito mais. Por isso, devemos nos lembrar de respeitá-la sempre e não apenas neste dia da festa.

Por exemplo, para tornar essa festa ainda mais significativa, não há nada melhor do que expressar a afeição por alguém através de um pensamento criado pela própria criatividade, usando as próprias palavras, mandando um recado original e não convencional porque único, porque expressa o um amor especial e particular, que ninguém, a não ser você mesmo pode sentir.

dia maes 18 2


O Dia das Mães no mundo

Como dissemos, o Dia das Mães existe também em outras partes do mundo e suas origens são igualmente impressionantes. Na Grã-Bretanha nasceu em 1600, o "Mothering Day" ou "Mothering Sunday" foi o dia em que as crianças que moram em um colégio interno ou que estavam longe para aprender um ofício poderiam voltar para casa. O dia era o do quarto domingo da Quaresma: as crianças traziam presentes e flores para a mãe.

Mas a história mais conhecida está certamente ligada aos Estados Unidos, onde o "Mother's Day" nasce por razões civis e sociais. No final dos anos 1800, se lutava pelo sufrágio universal e pela abolição da escravidão e, em 1970, a pacifista Julia Ward Howe propôs um dia dedicado às mães, no qual o tema da festa era a paz.

Mas é apenas graças a Anna M. Jarvis que a festa foi oficialmente reconhecida. Jarvis era um ativista que lutava pelo estabelecimento de um partido dedicado às vítimas da Guerra Civil Americana, mas após a morte de sua mãe, ele queria uma recorrência dedicada às mães.

Em 1908 nasceu o Dia das Mães, ratificado em 1914 pelo Presidente Wilson, que tem como mensagem paz, amor e comemoração, mas o destino foi estranho com Anna Jarvis, porque não só ela não teve filhos, como acabou lutando toda a sua vida contra a deriva comercial que havia tomado o Dia das Mães, morrendo ao final sozinha em um hospital. 

No mundo, o Dia das Mães não é comemorado em datas iguais


Dia das Mães: datas no mundo

Em 2018 o Dia das Mães será dia 13 de maio no Brasil e também na Itália, Austrália, Ástria, Bélgica, Canadá, Chile, China, Colômbia, Cuba, Croácia, Rep. Checa, Dinamarca, Equador, Estônia, Filipinas, Finlândia, Alemanha, Grécia, Hong Kong, Islândia, Letônia, Malta, Malásia, Nova Zelândia, Holanda, Peru, Porto Rico, Cingapura, Eslováquia, Estados Unidos, África do Sul, Suíça, Taiwan , Turquia, Ucrânia, Uruguai, Venezuela, Nigéria, Japão. No Reino Unido e na Irlanda é o quarto domingo da Quaresma, enquanto em outros países é em dezembro, agosto, novembro, fevereiro, março e outubro.

Em Portugal é comemorado no primeiro domingo do mês de Maio.

Dia das Mães: algumas idéias sobre o que presentear

Vamos tentar abstrair do aspecto estritamente comercial da data e nos concentramos no "faça você mesmo". Nos presentes feitos com as próprias mãos que exalam amor e dedicação, aqui estão algumas idéias originais que são fáceis de fazer:

DIA DAS MÃES: 5 PRESENTES INUSITADOS PARA AS MÃES INTELIGENTES E ESPECIAIS

DIA DAS MÃES: FAÇA VOCÊ MESMO 10 PRESENTES COM MATERIAIS RECICLADOS

DIA DA MÃES: 10 PRESENTES QUE NÃO TÊM PREÇO