Você teria uma assistente virtual em casa?


O mundo está cada dia mais moderno e mais inovador. Ao longo dos anos, muitas coisas mudaram e estão sempre mudando. Hoje quase que há mais celulares no mundo do que habitantes, ou seja, somos uma sociedade altamente tecnológica.

Um das novas tecnologias que tem grande chances de crescer durante os próximos anos no Brasil e no Mundo são os equipamentos de assistentes virtuais. Você já os conhece? Se não, separamos diversas informações sobre este assunto!

Um ponto importante é que há diversas pessoas que atuam como assistente virtual, mas trabalhando remotamente e realizando a organização de uma empresa ou de uma pessoa, por exemplo. Mas a assistente virtual que falamos aqui, nao é uma pessoa, e sim uma inteligência artificial.

O que é uma assistente virtual?

Uma assistente virtual é um equipamento que tem diversas utilidades. Este equipamento possui uma inteligência artificial que funciona como uma pessoa que está ali para te ajudar com o que você precisar!

A assistente virtual funciona através dos seus aplicativos e com eles se consegue resolver muitos dos seus problemas e das suas questões diárias.

O que uma assistente virtual pode fazer por você?

Uma assistente virtual pode fazer diversas tarefas. Vale lembrar que a todo momento, esses equipamentos estão sendo atualizados e com o tempo vão poder fazer ainda mais coisas.

Interagir por comando de voz

A grande vantagem da assistente virtual é que ela interage com você por comando de voz, ou seja, você só precisa falar e ela executa.

Passar informações

Você pode perguntar para a sua assistente virtual qual é o horário, qual é o tempo/clima, como está o trânsito, as principais notícias do dia, para ela colocar uma música, para ela colocar um filme do netflix na sua TV, para ela fazer uma lista de compras, para ela te falar quais são os seus compromissos do dia, e também para responder dúvidas: desde quem é o atual presidente do país até como fritar um ovo.

Centralizar a sua vida

Basicamente, uma assistente virtual vai centralizar a sua vida e ter um comando para simplificar e organizar todas as suas atividades. Ela vai estar sempre conectada ao seu celular e interagindo com os seus aplicativos. Dessa forma, apenas por voz, e sem precisar clicar em nada você consegue viver o seu dia. Ela pode pedir um Uber ou um delivery de comida.

Controlar a sua casa

Um dos grandes passos que o mundo moderno está dando é para as casas inteligentes e neste caso as assistente virtuais vão ser um fator importante, pois vão ser por esses equipamentos que você poderá controlar tudo. E tudo significa: a temperatura de sua casa, o acender e o apagar das luzes, o acionamento e o desligamento de eletrodomésticos, entre outras coisas.

Te entreter

Outro ponto da assistente virtual é que ela pode te entreter, lendo para vocês os seus livros, tocando músicas, contando piadas, tocando filmes, vídeos no youtube, respondendo perguntas sobre o que você pode fazer para comer, ou onde você poderia ir comer, entre outras coisas.

Qual é o lado positivo de ter uma assistente virtual?

O lado positivo é que você vai ter uma boa ajuda para conseguir deixar o seu dia a dia mais fácil, já que pode ter acesso às informações mais facilitadas.

Para as pessoas que esquecem dos seus compromissos e das suas responsabilidades isso pode ser uma grande vantagem.

No Brasil, as assistente virtuais estão ganhando espaço nos escritórios, para realizar esta ajuda mais superficial.

Qual é o lado negativo de ter uma assistente virtual?

O lado negativo que foi muito bem representado no filme HER, se você ainda não assistiu deve assistir, é a fragilidade da relação homem e máquina. No filme, isso fica bem claro como esta dependência pode ser prejudicial. Além disso, uma assistente virtual não deve substituir as relações humanas, o que pode acontecer facilmente no caso de pessoas solitárias e que encontram na assistente virtual uma companhia. Isso por um lado parece bom, mas por outro só agrava a solidão.

Onde comprar uma assistente virtual?

No Brasil, as assistente virtuais ainda não estão disponíveis, mas você pode comprar em sites internacionais que fazem entregas no Brasil ou quando for viajar para os EUA. Vamos mostrar algumas opções atuais.

Os dois principais aparelhos são:

  • Google Home – Google – Loja Oficial da Google
  • Amazon Echo – Alexa – Site oficial da Amazon

Basicamente, os dois aparelhos realizam as mesmas tarefas, por isso vai por uma questão de gosto e de bolso.

O que esperar do futuro da assistente virtual em casa?

Uma coisa é certa, o mundo está cada vez mais tecnológico, buscando automação e simplificação, por isso, o crescimento desses equipamentos é inevitável! Mas basta aos humanos saberem como utilizar estas ferramentas com sabedoria, não se deixando dominar por elas, o que – de fato – não é fácil!

As novas tecnologias deveriam facilitar nossas vidas, aumentar o nosso tempo etc mas, pelo que vimos até aqui, as chances de sermos “escravizados” por elas é alta. No entanto, não se pode dizer que elas são ruins por si só.

E então, qual é a tua opinião: você teria uma assistente virtual em casa?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...