Será que você é chato e não sabe?


Pois é, pode ser que todo mundo seja ou tenha que ser chato de vez em quando, e sem perceber. Principalmente no trabalho, onde às vezes precisamos repetir coisas, insistir ou tentar convencer os outros de nossas ideias. Mas existem modos e modos de se comportar e realmente ser chato é uma das coisas mais desagradáveis que podemos ser. Vejamos algumas coisas que nos irritam nos outros pra evitarmos de sermos, nós também, os chatos de plantão.

1. Falar e tocar nas pessoas

Talvez você não perceba que para chamar a atenção do teu interlocutor você o toque de vez em quando. É uma atitude irritante, extremamente chata, certo? Então vamos tentar evitar estes pequenos toques, por mais suaves e inocentes que eles sejam.

2. Ficar de olho no celular

É o interlocutor do chato que fica tocando enquanto fala – e que até merecia uns toques de vez em quando para tirar os olhos do telefone. Será que você é ansioso e não percebe? Será que a conversa está tão chata que você não consegue prestar atenção e busca no celular uma fuga? Será que você é viciado em FB, ZapZap, etc? Bom, de um modo ou de outro, pare e pense no quanto você detesta falar com uma pessoa que não desgruda os olhos do celular e veja se você não costuma fazer o mesmo. É uma coisa muito chata!

3. O palhaço da turma

Bom-humor é essencial mas piada tem hora e limite. Fazer sempre piadinhas, e pior, repeti-las sempre, não é muito legal. Aliás é muito chato perceber piada forçada ou palhaçada de alguém que simplesmente se esforça em ser agradável tentando, a todo e a qualquer custo, que os outros riam.

4. O inconveniente

Inconveniente significa fora do lugar. Rir em voz alta no restaurante, falar durante a sessão de cinema, espirrar água em outros banhistas na praia. A lista é infinita. Inconveniente também significa falta de educação: furar fila, passar por cima das pessoas, etc. Não há nada mais chato do que pessoas inconvenientes.

5. O sabe tudo

Tem gente que sabe tudo, tudo, tudo, tudo. Mais chato que saber tudo é não ter a oportunidade de poder aprender coisas novas. É um exercício diário escutar os outros, mesmo que eles tenham apenas besteiras para falar. Então se você às vezes acha que sabe tudo, escute as outras pessoas, mesmo que elas não te acrescentem nada, escute-as ainda que seja para confirmar o quanto você sabe das coisas.

6. O chato da internet

Vixe! Em questões de redes sociais tem muito chato de plantão. Aquele que manda “bom dia” “boa tarde” “boa noite”, aquele que quer incutir a ideia politica dele na tua cabeça, aquele que faz grupo da festa, grupo da compra, grupo dos filhos e te coloca em todos estes grupos sem que você tenha pedido. Não seja chato como estas pessoas. Muitas coisas que poderiam ser compartilhadas podem muito bem não ser explanadas e ficarem só pra você.

7. O polêmico

A polêmica pode ser muito legal e até útil ou necessária, mas nem todo mundo está a fim de criar polêmica com você. Sabe aquela pessoa criadora de caso que faz tudo virar uma polêmica sem fim? Bom, elas podem encontrar outras iguais a elas que aceitem o desafio de viver em uma polêmica porque a maioria das pessoas, imagino, quer viver em paz. Polêmica só quando for realmente inevitável e, mesmo assim, sair dela o mais rápido possível é ganhar tempo na vida.

8. O prolixo

Sabe aquela pessoa que enrola enrola e não chega a lugar nenhum? Hoje o mundo é cheio de informações e realmente é melhor, para tudo e para todos, ser o mais claro, objetivo e conciso possível.

9. Gente negativa, mal-humorada, reclamona

Não é possível que a vida seja só reclamação, só problema, só coisas ruins. É verdade que existem 1001 motivos para achar tudo péssimo mas existem também 1001 motivos ao contrário. Não tem nada mais chato do que gente que não consegue enxergar isso.

10. Fiquei ligado no outro

Não existe assunto chato, nem pessoa 100% chata. O que pode te fazer um chato da ocasião é a falta de percepção do outro. Se uma pessoa fala sobre mecânica de tratores e a outra está interessada, escutando com atenção, olhando nos olhos do interlocutor, por que não seguir em frente com o discurso?

É preciso feeling para não ser chato, não fazer com os outros o que você não gostaria que fizessem com você. Simplesmente isso, concordam?

Leia mais sobre comportamento:

10 COISAS QUE VOCÊ PODE FAZER PARA MELHORAR O MUNDO

PARE DE JULGAR: AS APARÊNCIAS ENGANAM

6 ATITUDES EVOLUTIVAS DA ESPÉCIE HUMANA




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...