Gentileza
Gentileza

13 de novembro é Dia Mundial da Gentileza. Ser gentil não custa nada!

Ser gentil não custa nada: é abrir a porta para uma pessoa, sorrir a quem te sorri, dar passagem à quem tem pressa, é ter um comportamento educado, amável, elegante e cordial com todas as pessoas, com todos os seres vivos, sem nenhuma distinção.

Ser gentil é tomar uma atitute inspiradora, que faz com que os outros sejam também gentis: gentileza gera gentileza não podemos não citar o mítico poeta carioca.

E hoje é o Dia Mundial da Gentileza, data que tem a ver com o dia da abertura da “World Kindness Movement“, uma conferência realizada em Tóquio em 1997 para a promoção da gentileza no mundo.

O que é gentileza?

dia da gentileza 2018

A gentileza é uma atitude que “faz com que o homem pareça exteriormente, como deveria ser interiormente” – disse Jean de La Bruyère, escritor e moralista francês, famoso por sua única obra Personagens ou costumes do século. Ou seja, ainda que por dentro o homem não tenha mais o espírito gentil (difícil nestes tempos de pressa e competição) demonstrar gentileza é um dever de pelo menos fingir que ainda mantemos nossa natureza colaborativa, de animais sociais que somos.

Gentileza tem a ver com carinho, atenção, cuidado, amor, respeito, educação, consideração, empatia…Tem a ver com tanta coisa, todas boas pois absolutamente não há nada de mal em ser gentil, não se perde nada com a gentileza, ao contrário, se ganha: se contribui para a construção de um mundo mais amigável, mais acolhedor, menos preconceituoso, menos competitivo e cruel, mais compreensivo das diferenças e das dificuldades de cada um de nós.

gentileza

A gentileza não deveria nunca ser esquecida, deveria inclusive ser exercitada para que nunca nos esqueçamos das nossas qualidades inatas pois, sim, nascemos gentis, amáveis, bondosos e com compaixão. Depois, muitos de nós se deixam cair nas armadilhas da vida dura e se fazem duros, frios, que não estão nem aí para os outros mas, no fundo no fundo, nossa natureza é essa, amável e gentil, à qual devemos resgatar mais do que nunca para combater a amargura dos tempos.

Portanto hoje, mas sempre, vamos exercitar nossa gentileza. Vamos espalhar bom humor, sorrisos, compreensão, tranquilidade. Se somos mesmo todos Um, sejamos gentis conosco e com os outros pois, para fazermos um mundo melhor, a mudança deve começar em cada um de nós, em nossas pequenas atitudes…

estas se espalham como o vento, chegam aos outros e atingem o Todo.

gentileza

A gentileza faz bem a todos e ser gentil não custa nada. Um feliz Dia Mundial da Gentileza para você 🙂 Vamos comemorar sendo ainda mais gentis do que de costume?

Sobre Daia Florios

Daia Florios
Ingressou no curso de Ecologia pela UNESP e formou-se em Direito pela UNIMEP. É fundadora e redatora-chefe em GreenMe Brasil.

Veja Também

“Gorda na Lei”: um projeto para combater a gordofobia

Gorda na lei é um projeto criado por uma advogada, Mariana Vieira de Oliveira, e …