Muro da Gentileza: uma forma de fazer o bem!


A ideia do Muro da Gentileza nasceu o Irã com o objetivo de ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade. Por meio de doações de roupas, o muro se converteu em um espaço de doação e retirada de peças doadas para quem precisa delas.

Na capital, Teerã, e na cidade de Mashad, onde nasceu a ideia, o Muro deu mais dignidade às pessoas para enfrentarem o frio do inverno, sobretudo, aquelas que vivem em situação de rua.

Qualquer peça de roupa e acessórios podem ser pendurados no muro e serem retirados por quem precisar.

A iniciativa deu tão certo que acabou sendo copiada em vários lugares do mundo. Na Itália, a Marymount International School levou a ideia para o subúrbio de La Storta, em Roma. Giovanna Iorio, diretora da escola, explica que “A ideia é dar uma imagem digna do comércio de vestuário”.

muro da gentileza 2

Muro da Gentileza – Itália

muro gentileza 5

Muro da Gentileza – Irã

Aqui no Brasil, a Pestalozzi de Campo Grande (MS), que hoje atende uma média de 700 pessoas portadoras de necessidades especiais, físicas e psicológicas e oferece diversas atividades, como dança, teatro e pintura, deu vida a esse projeto social. Uma voluntária da instituição viu um post sobre os muros de gentileza do Irã e resolveu replicar a ação em Campo Grande com o intuito de unir as pessoas de forma que elas olhem umas para as outras.

muro gentileza 4

Muro da Gentileza – Brasil

O professor de artes da Pestalozzi com a ajuda de alunos e pais e voluntários abraçaram a iniciativa fazendo com que ela se concretizasse. O muro da instituição foi invadido de cores e de um varal com dezenas de peças de roupas que vão abrigar quem precisa delas neste inverno.

Assim nasceu o projeto “Muro Itinerante”. Nos finais de semana, as peças doadas são levadas pela van da Pestalozzi aos bairros mais pobres da capital de Mato Grosso do Sul, onde são feitas as doações.

O muro é um local onde as pessoas podem doar e receber roupas, livros e utensílios domésticos. O muro edificado com essa iniciativa, que pretende ser continuada para além deste inverno, foi construído com gentileza e com um olhar mais tenro sobre o outro.

Confira a reportagem sobre o projeto Muro Itinerante e replique essa ideia!

Especialmente indicado para você:

CAMPANHA DE SUPERMERCADO AJUDA COMUNIDADES DE BAIXA RENDA NO RIO DE JANEIRO

O DEVER DA MÍDIA EM FORMAR UMA SOCIEDADE MELHOR

Fonte: Razoesparaacreditar




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...