Hoje é o Dia Mundial da Gentileza! Vamos comemorar fazendo uma boa ação?


Hoje, 13 de novembro é o Dia Mundial da Gentileza. A data coincide com o dia da abertura da Conferência “World Kindness Movement“, realizada em Tóquio em 1997.

Não tem dia melhor do que esse, para nos lembrarmos que a gentileza é contagiosa e nos ajuda a viver melhor na sociedade. A gentileza vem do coração: é espontânea, desinteressada e acolhente, enquanto a cortesia é formal e externa.

foto

foto:wikipedia

A ideia é que cada um de nós esteja mais disponível a compreender os problemas alheios e a oferecer ajuda. A ajuda oferecida deve ser desinteressada. A recompensa de quem ajuda é a satisfação de ter feito bem à alguém.

A data nem deveria ser necessária para nos lembrarmos de ser respeitosos com os outros, mas ao mesmo tempo, devemos admitir que nem sempre conseguimos ser muito gentis.

Esta é então uma ocasião para refletir sobre as diferentes oportunidades que temos, de tratar os outros com bondade.

Podemos tentar colocar em prática, pelo menos em ocasião do Dia Mundial da Gentileza, um pouco da nossa generosidade e da nossa simpatia para construirmos um mundo mais amigável e solidário.

Podemos escutar realmente um amigo com necessidade, podemos dar à quem precisa coisas que não usamos mais, podemos ajudar alguém com dificuldades a subir ou a descer as escadas do metrô, podemos fazer passar alguém à nossa frente, podemos simplesmente sorrir às pessoas.

Já reparou que nos dias de hoje a gentileza é um artigo raro? As pessoas sempre com pressa querem passar umas por cima das outras, empurram, brigam, esbravejam o tempo inteiro.

Podemos começar em nós a mudança que esperamos nos outros. Uma sociedade gentil vive melhor sabendo compartilhar espaços, projetos e sonhos comuns.

foto

foto: Twitter

E então? que tipo gesto você está pensando em fazer hoje para comemorar a gentileza?

Talvez te interesse ler também:

MENOS INDIFERENÇA E MAIS SOLIDARIEDADE, AFINAL, SÓ EXISTE UMA RAÇA

HÁ TRÊS ANOS ESTE GAROTO ACOMPANHA SEU AMIGO À ESCOLA

WALLEYBALL: O VOLEIBOL QUE ROMPE O MURO ENTRE OS EUA E O MÉXICO

Fonte foto capa: newsweek




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...