Vote bem: um guia para votar consciente nestas eleições


Vira e mexe, principalmente em momentos de eleições, ouvimos falar: “é preciso votar consciente”. Mas já parou para pensar no que isso implica?

Este conteúdo traz um guia sobre como realmente votar de forma consciente.

Veja a seguir as etapas necessárias para votar de forma conscienciosa e eleger candidatos comprometidos com a melhoria das condições de vida da coletividade.

Guia para votar consciente

Veja através deste guia como votar de forma consciente, colocando no poder candidatos que realmente tenham condições de trabalhar pelo bem comum:

Conheça a finalidade dos cargos que os candidatos irão ocupar 

Em 2020, teremos eleições para os cargos de prefeito e vereador.

Estas funções administram o município no qual se vive, por isso não basta eleger representantes, apenas por serem simpáticos e cordiais. É necessário ver o trabalho público destes candidatos, seus currículos e suas ações em prol do coletivo e se fazem jus aos cargos que concorrem

Pesquise a vida e as propostas dos candidatos, partidos e ou coligações

Para saber em que realmente está se votando, é preciso conhecer as propostas, o trabalho e história de cada candidato, além de seus partido e coligações.

Todos estes fatores irão definir o tipo de representatividade desse candidato e a causa que ele defende, se tem experiência na política, criou algum bom projeto e está isento de escândalos políticos e atos de corrupção.

Para saber mais sobre os candidatos que estão concorrendo às eleições 2020, você pode pesquisar no site disponibilizado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que traz diversas informações sobre os candidatos e suas campanhas eleitorais. Para isso é só clicar-> AQUI

Além disso, a Internet dá acesso à muitas informações sobre os políticos brasileiros e para ter acesso à essas informações é só pesquisar no Google.

Outra forma de conhecer um pouco mais o candidato, é através do horário eleitoral gratuito. Embora ele não seja tão eficaz, já que os candidatos de partidos maiores e com mais coligações têm mais tempo de propaganda, você pode assisti-lo com um olhar crítico. Além disso, considere também que os candidatos maiores, por trás de suas campanhas eleitorais, têm equipes de marketing mais fortes e experientes. 

Não deixe para última hora para escolher seu candidato

Se pretende colocar candidatos que possam fazer a diferença, avalie-os bem e, se forem realmente essas a sua decisão de votos, não esqueça de anotar os números para não chegar na hora e dar branco ou votar errado.

Caso você opte por anular seu voto, ou votar em branco, analise bem essa opção para ter certeza de que é a decisão mais acertada.

Não alimente o suborno, vendendo o seu voto

Ao vender seu voto, você está dizendo sim à corrupção, pois se um candidato precisa comprar voto para se eleger, ele levará isso para a vida pública e continuará agindo na base da barganha e da manipulação. Não é à toa que existe tanta corrupção na política. Ao vender o voto, o eleitor se torna conivente com toda essa corrupção e não poderá reclamar de políticos corruptos.

Seu voto tem valor inestimável, por isso não o venda.

Eleja candidatos que se preocupem com a vida no planeta

O meio ambiente, as minorias e  o desenvolvimento sustentável precisam fazer parte da pauta política dos governantes e o Brasil está carente disso.

Nesse contexto, vote em políticos que tenham realizados projetos e ações para viabilizar e colocar em prática soluções relacionadas com problemas nessas áreas.

Não basta só falar destas causas é necessário ter feito algo para melhorar, com atitudes concretas.

Estamos vivendo as consequências desastrosas do nosso descuido com a Terra: aquecimento global, as mudanças climáticas, pandemia, pobreza, extinção de animais, minorias oprimidas, desigualdade social. Por isso, é necessário colocar no poder governantes que trabalhem em prol dessas causas.

Por falta de políticos e medidas políticas que vão de encontro à solução desses problemas, é que estamos vivendo os grandes desafios atuais.

Vote em quem realmente se importa com a vida nesse planeta!

Atenha-se ao que os candidatos defendem e quais os princípios que os norteiam

Existem políticos que promovem preconceitos ou prejuízos seja contra mulher, negros, índios, pobres, LGBTQIA+ e outros grupos. Dessa forma, conheça quais são os princípios de seus candidatos e o que eles defendem, para você não ser conivente com injustiças.

Em nossa bancada nacional vemos vários exemplos de preconceitos e isso não condiz com uma democracia.

As propostas de seus candidatos têm caráter sustentável para a gestão do município?

Outro fato que deve ser levado em conta, é se ao longo de sua carreira política, o candidato desenvolveu ou não projetos e ações sustentáveis. 

Por exemplo:

  • Se ele se preocupou em desmatar para criação de pastos comerciais, urbanização e áreas industriais, em detrimento do equilíbrio da biodiversidade
  • Não promoveu melhorias em comunidades pobres, que não têm saneamento básico e carecem de outros recursos vitais para terem uma vida minimamente digna
  • Deixou de ter como meta melhorias na saúde, educação e geração de empregos, para investir nos interesses de uma minoria como grandes empresários ou classe política, por exemplo
  • Nada fez para diminuir a poluição, a pobreza e pela proteção da vida animal

Em suma, analise as prioridades de seu candidato antes de votar.

Pesquise se os candidatos se dedicam a trabalhar pelo bem comum

Observe bem as ações dos políticos que estão concorrendo às eleições, para colocar candidatos que realmente trabalharam em prol do bem comum.

Veja neste vídeo do  canal GNT, Astrid Fontenelle, Pitty, Gaby Amarantos, Monica Martelli e a jornalista Natuza Nery colocarem em pauta o assunto de como escolher candidatos que lutem por uma cidade mais pluralista, justa e igualitária:

Nesta pandemia, saiba como votar de forma segura

Com as restrições em função da Covid-19, esse ano as eleições serão realizadas com uma série de cuidados, respeitando esse momento de sindemia que estamos vivendo.

Assista este vídeo do canal UAI, que apresenta um guia com regras para o eleitor votar de forma correta e com segurança:

Agora que já sabe da importância de seu voto, escolha um candidato que verdadeiramente possa ser um agente de mudança, e que empreenda soluções para os problemas sociais, econômicos, de saúde e educação que vivemos, e que afligem desde sempre a população brasileira.

Bom voto e boa eleição!

Talvez te interesse ler também:

Para salvar o planeta, seu voto vale mais do que a sua dieta

Crimes em defesa da honra: Emirados Árabes cancela atenuante e aumenta punições

Kamala Harris: ‘Eu posso ser a primeira, mas não serei a última’




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...