Família improvisa supermercado em casa para vovó com Alzheimer fazer compras


Hendrika Van Genderen tem 87 anos e sofre de Alzheimer e demência vascular. Ela mora na Austrália e, devido à emergência do coronavírus, se viu forçada a abrir mão de um dos momentos favoritos de sua rotina: fazer compras no supermercado, acompanhada de seu filho Jason.

Para não vê-la triste, Jason pensou em uma solução extravagante, que conseguiu animar a mãe: montar um supermercado em casa.

Graças à ajuda de sua esposa e dois filhos, a casa foi transformada em um supermercado cheio de produtos e completado com o sinal vermelho “Coles”, a rede de supermercados australiana preferida de Hendrika.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10158000914478449&set=a.10150128088763449&type=3

“Esses dias de isolamento doméstico são incrivelmente difíceis para todos nós. Mas para alguém que luta contra a doença de Alzheimer e a demência vascular, a limitação em casa destrói a confiança, a rotina semanal e o pouco que resta da função cognitiva a curto prazo. Minha mãe tem 87 anos e vive conosco em casa, somos seus cuidadores em período integral. Agora também somos seu shopping em período integral. Minha esposa Megan, a bebê Evie e o filho Art montaram nosso supermercado caseiro, fornecendo suas compras favoritas”, diz Jason.

A ideia foi um sucesso, como evidenciado pelo vídeo em que a Sra. Hendrika vagueia com um sorriso satisfeito e com o carrinho nas prateleiras do supermercado doméstico. A cena doce e engraçada foi filmada e publicada por Jason nas mídias sociais e no YouTube, obtendo milhares de visualizações e compartilhamentos.

https://www.facebook.com/jason.vangenderen/videos/10158002053753449/

A história também chamou a atenção dos funcionários do supermercado Coles – onde Hendrika geralmente vai às compras – que prepararam uma caixa de produtos para abastecer o supermercado em casa. Mas isso não termina aí. A ideia de Jason e sua família inspirou muitas outras pessoas, incluindo os gerentes de uma residência para idosos (a BlueWave Living) que reproduziram, criando um pequeno supermercado para seus residentes também.

https://www.facebook.com/bluewaveliving/photos/a.615767208609139/1288980831287770/?type=3

Nesse período de restrições e confusões, todos precisamos voltar ao normal e, pessoas como a Sra. Hendrika, talvez mais do que outros. Agora, mais do que nunca, são necessários gestos de bondade e solidariedade. Usando as palavras de Jason:

“Seja qual for o seu desafio em casa, qualquer que seja a situação da sua família, lembre-se de trazer um pouco de sol”.

Talvez te interesse ler também:

Idosa em isolamento fica famosa ao fazer um pedido inusitado

Ele criou uma bicicleta com cadeira de rodas para passear com a esposa que sofre de Alzheimer

Organização e Solidariedade: o que Paraisópolis nos ensina sobre contenção do coronavírus




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...