Primeiros sintomas de anorexia: será que você está com anorexia?

anorexia

Em termos gerais, a anorexia é um problema de desordem alimentar que pode acarretar sérias consequências, como a morte em situações mais severas. Veremos aqui uma abordagem completa, além de quais são os primeiros sintomas de anorexia e a resposta para a pergunta: será que você está com anorexia?

Primeiros sintomas da anorexia

Como a anorexia é uma desordem alimentar, é difícil diferenciar uma dieta comum do problema de anorexia num primeiro momento. Porém, profissionais de saúde que lidam com casos de anorexia diariamente apontam os sinais mais evidentes para casos consolidados de anorexia:

  • Perda de peso em excesso, magreza excessiva;
  • Desidratação;
  • Ressecamento da pele;
  • Problemas com a produção de queratina, afetando saúde do cabelo e unhas;
  • Aparência de magreza incomum;
  • Ausência de menstruação ou amenorreia.

Em observações leigas, um diagnóstico mais claro de anorexia pode ser percebido por amigos e familiares do doente, por ter um contato diário e serem capazes de constatar alterações drásticas no peso e silhueta corporal. Embora a anorexia possa se desenvolver em qualquer um, os casos mais recorrentes apontam para uma maior incidência em jovens adolescentes do sexo feminino.

Isso não quer dizer, no entanto, que a anorexia se restringirá a este ou aquele grupo. Atualmente vê-se e constata-se casos de anorexia nos mais variados grupos de idade, tanto dos gêneros masculino ou feminino.

Causas da anorexia

Ainda não é totalmente claro para a ciência médica todos os fatores-chave que podem desencadear a anorexia nervosa em uma pessoa. Sabe-se que fatores externos e internos colaborarão para o desenvolvimento de anorexia. Nos termos das causas da anorexia, devem ser observados fatores sociais, psicológicos e até mesmo biológicos para o apontamento de um fator desencadeador.

Normalmente, é correto afirmar que as seguintes situações podem ser encontradas em pessoas com anorexia. Podem então ser causas desta desordem:

  • Níveis baixos de serotonina no organismo, problema em geral relacionado à depressão;
  • Problema de baixa auto-estima, resultando em negligência social e consequentemente alimentar;
  • Problemas de traços obsessivos de personalidade ou mesmo perfeccionismo.

anorexia comer

Será que você está com anorexia?

Para saber se você está com anorexia é importante ficar atento aos sintomas e também às causas de anorexia. Se você apresenta os sintomas citados como a magreza ou perda de peso excessiva, fadiga, menstruação desritmada, desidratação e ressecamento da pele, unhas e cabelo, além de baixa auto-estima ou outros traços de saúde psicológica, você pode estar com anorexia.

Ao contrário do que se acredita, a magreza ocasionada pela anorexia não é um reflexo de saúde, mas o contrário disso é verdade. Perder peso devido a uma desordem alimentar como a anorexia é um problema grave que deixará o organismo fraco e quase sempre ocasionará na morte.

Se você acredita estar sofrendo de anorexia é importante que não tenha medo ou vergonha de pedir ajuda. Como em qualquer situação da vida, pedir ajuda é um sinal de força e aqueles que estão à nossa volta ficarão felizes em ajudar. O primeiro passo é reconhecer a presença da doença e aceitar ajuda.

Recomendações gerais em caso de anorexia

Como pudemos ver, a anorexia é um problema de desordem alimentar que pode trazer consequências muito sérias para a saúde, podendo até mesmo levar à morte. Por ser uma questão comportamental de difícil diagnóstico, é importante contar com a ajuda de amigos e familiares para que os sinais sejam reconhecidos o mais rápido possível.

Como quase qualquer outra desordem, a batalha contra anorexia será mais facilmente vencida com a ajuda de amigos e familiares. Casos há em que é necessário a intervenção de um familiar ou amigo, pois a pessoa que sofre com a desordem atinge quadros de incapacidade de uma autoanálise sensata para constatar a presença da doença.

Leia mais sobre anorexia:

ANOREXIA É PRESSÃO DA MODA?

A MAIORIA QUER EMAGRECER, MAS TEM GENTE QUE PRECISA ENGORDAR: ANOREXIA E BULIMIA

FRANÇA ADOTA LEI CONTRA AS MODELOS MAGRAS DEMAIS