Supremacia das mulheres: uma nova era se aproxima

Supremacia das mulheres

Igualdade de sexo? Oportunidades iguais? Está se aproximando uma nova era de supremacia para as mulheres, um período só das mulheres, com a ajuda da biologia. Talvez seja um retorno à sociedade matriarcal após a dominação masculina secular?

Nós pensamos que homens e mulheres devam ter direitos iguais como seres humanos, mas parece que a evolução está incentivando mais as mulheres do que os homens. Esta é a teoria de um antropólogo norte-americano. A biologia estaria realmente do lado das mulheres?

As vantagens biológicas da mulher estariam se tornando muito mais importantes do que as dos homens. Talvez, as vantagens do sexo masculino não sejam mais necessárias ou podem até mesmo se tornarem problemáticas. Esta é a mensagem central do livroWomen After All: Sex, Evolution, and the End of Male Supremacy", escrito por Melvin Konner, antropólogo e neurocientista da Universidade de Emory.

O autor expõe sua tese a partir de exemplos tirados da etologia, da biologia evolutiva, da neurobiologia e da história. No passado, os homens foram favorecidos pela força física para a realização de determinadas funções e profissões. Na era tecnológica de hoje, ter grande força física não é mais necessária (especialmente nos países ricos). Então, mesmo as mulheres, fisicamente de constituição fraca, podem aspirar a cargos de alto escalão no trabalho e na sociedade.

“A mulher não precisa passar no teste de aptidão da Marinha para pilotar um drone de um escritório no Colorado. Temos mulheres que pilotam F16 e Apache (aviões) que têm uma potência de fogo que qualquer guerreiro poderia só sonhar” como lê-se em site italiano sobre direitos humanos. 

Além disso, de acordo com estatísticas, ter o cromossomo Y não seria de grande vantagem. Os homens teriam uma expectativa de vida menor e correriam um maior risco de morte por crimes violentos ou acidentes. Para os homens, o risco de acabar a vida em uma cadeia é bem maior.

Estaríamos, portanto, muito perto do início da era da supremacia da mulher? De acordo com o cientista e autor do livro acima citado, temos que esperar mais um pouco. No entanto, é verdade que as mulheres estão lutando há tempos para quebrar muitas barreiras e melhorar sua posição social, trabalhista e pessoal.

Este pode ser mais um motivo para que nós continuemos na luta por melhorias de direitos. Ainda há muita estrada a percorrer.

Leia também: Aborto de meninas na Índia

Fonte foto: livescience.com