Dia de São Francisco: 4 de outubro será feriado nacional na Itália


Data dedicada a São Francisco de Assis volta ao calendário oficial após quase 50 anos e terá status de celebração nacional.

A Itália voltará a celebrar o dia 4 de outubro como feriado nacional a partir de 2026. A data, dedicada a São Francisco de Assis, padroeiro do país, havia sido retirada do calendário oficial em 1977 e agora retorna com o mesmo peso de feriados como o Natal, o Ano Novo e a Festa da República.

A decisão foi aprovada pelo Senado italiano e coincide com as comemorações dos 800 anos da morte de São Francisco. O santo, nascido em Assis, é reconhecido em todo o mundo por sua mensagem de simplicidade, fraternidade e respeito à natureza, valores que continuam centrais na cultura italiana.

Além de seu caráter religioso e histórico, o 4 de outubro passará a ser oficialmente reconhecido também como o Dia da Paz, da Fraternidade e do Diálogo entre Culturas e Religiões, reforçando o legado de tolerância e união associado à figura de São Francisco.

Com a reintrodução da data, o número de feriados nacionais na Itália aumentará de 11 para 12. Em 2026, no entanto, o 4 de outubro cairá em um domingo, o que significa que o novo feriado só será efetivamente observado a partir de 2027.

O governo italiano destinou recursos para cobrir os custos trabalhistas relacionados ao funcionalismo público e às forças de segurança, uma medida que acompanha o retorno da data ao calendário oficial.

Com a volta do feriado, a Itália resgata uma tradição histórica e espiritual, reafirmando os valores de paz, solidariedade e fraternidade que marcaram a vida e o legado de São Francisco de Assis.

Leia também:

4 de Outubro é um DIA ESPECIAL: Dia de São Francisco de Assis, Dia do Cachorro, Dia dos Animais e Dia da Natureza

Breve História de São Francisco: O Santo dos Animais e dos Pobres

Significado do Mês de Outubro, Fatos Marcantes e Tradições Culturais




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...