A Síndrome do Avô Explorado: Quando o Cuidado aos Netos se Torna uma Obrigação


Nos dias de hoje, é comum ver avós dedicando seu tempo aos netos, proporcionando carinho, cuidado e uma ligação especial. No entanto, uma tendência crescente, agora reconhecida como a “Síndrome do Avô Explorado”, tem surgido, gerando preocupações sobre os impactos na saúde física e emocional desses membros da família.

A BBC fez uma extensa reportagem sobre esse fenômeno, revelando que avós de diversas partes do mundo estão enfrentando o peso de se tornarem cuidadores principais de seus netos. A linha entre oferecer ajuda ocasional e assumir um papel de cuidador em tempo integral está se tornando cada vez mais tênue.

O que é a Síndrome do Avô Explorado?

Avós que desempenham um papel de cuidador principal para seus netos estão enfrentando o que agora é conhecido como a “Síndrome do Avô Explorado”. Essa condição surge quando a ajuda ocasional se transforma em uma responsabilidade constante, com carga horária semelhante a um trabalho, dedicada aos cuidados infantis.

Sintomas e Causas

Estresse, ansiedade, insônia e exaustão são sintomas comuns dessa síndrome. A pressão para equilibrar o cuidado com os netos com a manutenção de uma vida pessoal ativa e realizada pode causar consequências significativas para a saúde dos avós.

Mas por que isso acontece? O medo do julgamento alheio frequentemente leva a uma falta de comunicação e estabelecimento de limites. A falta de creches públicas acessíveis, longos horários de trabalho e a necessidade de conciliar responsabilidades profissionais e familiares são algumas das causas que têm levado avós a se tornarem os principais cuidadores das crianças.

Como Resolver a Situação?

A chave para enfrentar a “Síndrome do Avô Explorado” é a comunicação aberta. Avós devem estabelecer limites desde o início, garantindo que o cuidado aos netos seja equilibrado com suas próprias necessidades. A importância de aprender a dizer “não” aos filhos deve ser destacada, permitindo que avós desfrutem de sua autonomia e bem-estar.

A “Síndrome do Avô Explorado” deve ser debatida e compreendida, permitindo que os avós vivam uma velhice digna e saudável, mantendo um equilíbrio entre o apoio à família e o cuidado com seu próprio bem-estar. Embora possa ser um grande prazer ter netos, a tarefa de cuidar de crianças requer energia e muita paciência. Os idosos não deveriam ter essa obrigação, pois já fizeram suas partes.

Leia aqui a reportagem completa da BBC

Talvez te interesse ler também:

Como envelhecer mantendo o cérebro e a mente saudáveis?

Nutrientes e cuidados essenciais para a saúde na Terceira Idade

Os desafios de um mundo com cada vez mais idosos




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...