O que se comemora no Corpus Christi? É feriado ou ponto facultativo?


O Corpus Christi é uma festa religiosa celebrada pela Igreja Católica em honra à Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

Em países de maioria católica, como alguns países europeus e latino-americanos, o Corpus Christi é amplamente celebrado e pode ser considerado feriado nacional. A importância e a forma de comemoração podem variar de acordo com as tradições e costumes locais, mas em geral a data é marcada por procissões solenes, missas especiais e eventos religiosos que reafirmam a crença na presença real de Jesus Cristo na Eucaristia.

Qual é o significado do Corpus Christi?

O Corpus Christi é uma festa cristã que celebra a presença do corpo e sangue de Jesus Cristo na Eucaristia. A expressão “Corpus Christi” vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. A data é comemorada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que por sua vez ocorre após o domingo de Pentecostes.

A festa do Corpus Christi é uma oportunidade para os fiéis expressarem sua fé na presença real de Jesus na Eucaristia, que é considerado um dos sacramentos mais importantes da Igreja Católica. Durante a celebração, são realizadas procissões em que os fiéis caminham pelas ruas levando o Santíssimo Sacramento, geralmente em uma custódia, enquanto rezam e cantam hinos.

O objetivo principal do Corpus Christi é honrar e adorar a presença de Jesus Cristo no pão e no vinho consagrados durante a Missa. É uma ocasião importante para os católicos renovarem sua devoção à Eucaristia e refletirem sobre o mistério da fé.

É feriado ou ponto facultativo?

O Corpus Christi não é considerado feriado nacional. É, na verdade, um ponto facultativo em todo o território nacional.  No Brasil, os feriados são regulados pela Lei 9093/95 que estabelece quais são os feriados nacionais, e o Corpus Christi não está contemplado na lista.

Embora o Corpus Christi não seja um feriado nacional no Brasil, seu status pode variar em diferentes estados e municípios. Em algumas regiões, é considerado feriado e as atividades comerciais e escolares são suspensas, enquanto em outras áreas é adotado como ponto facultativo, o que permite às instituições e empresas decidirem se irão paralisar suas atividades ou não.

A variação na observância do Corpus Christi ocorre devido às diferenças culturais e legislativas entre as regiões do país. Além disso, a festa pode não ser feriado em outros países devido às diferenças religiosas predominantes e à importância atribuída a outras celebrações ou datas comemorativas em seus respectivos calendários.

É importante verificar a legislação específica de cada região para saber como o Corpus Christi é tratado em relação a feriados e pontos facultativos.

Fontes:

  1. Moneytime
  2. Wikipedia

Talvez te interesse ler também:

A vida secreta de Cristo: quem foi Jesus

São João: o santo que ensina humildade

Nossa Senhora de Aparecida, a Intercessora Divina e Padroeira do Brasil




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...