As características de uma pessoa boa: será que você tem?


Se você acredita que o homem é bom por natureza, provavelmente você tem esperança na humanidade e vê nas pessoas o lado luz delas. Essa seria, segundo alguns psicólogos, a principal característica que definiria uma pessoa boa.

Seria uma espécie de espelhamento: se eu vejo os outros como naturalmente bons, é porque eu também sou bom e se todos somos bons, estamos menos preocupados em montar armadilhas e estratégias para desestabilizar os outros e não cair em ciladas.

Mas, como sabemos, não é assim que a banda toca. No mundo, tem de tudo, e é preciso estar sempre com um olho no padre e outro na missa. Nem na missa podemos relaxar?

Luz x sombra

O debate filosófico sobre a bondade inata do homem é antiga (Jean-Jacques Rousseau x Thomas Hobbes). Já na Psicologia, existe a chamada tríade obscura, que seriam os três traços de personalidade que caracterizariam uma pessoa ‘má’ (narcisismo, psicopatia e maquiavelismo). Recentemente, em contrapartida ao obscurantismo humano, Scott Barry Kaufman, psicólogo da Universidade Columbia, EUA, decidiu com outros colegas criar a tríade da luz e delinear os 3 traços de personalidade que fazem de alguém uma pessoa boa. São eles: o humanismo, o kantismo e a fé na humanidade.

  • O humanismo é a crença na dignidade inata do homem
  • O kantismo vem de Immanuel Kant, sendo a crença de que as pessoas não estão aqui para servirem e serem servidas, pois são um fim em si mesmas
  • A fé na humanidade é a crença na bondade inata humana.

É verdade que as 6 características principais que definiriam a bondade e a maldade humana são parecidas e opostas. Resumindo as características têm a ver com não querer passar a perna em ninguém, valorizar as pessoas e não tratá-las como objetos dos seus desmandos, pois…

  • O narcisismo tem a ver com egocentrismo (eu, eu, eu, os outros um último, exceto se para me aplaudirem)
  • A psicopatia que se caracteriza pela falta de empatia com os demais
  • O maquiavelismo (de Nicolau Maquiavel) são os cínicos e estratégicos que se autobeneficiam sem se preocuparem com os outros.

Mais luz que sombra

Somos luz e sombra, ninguém é 100% luz, pois todos estamos aqui para evoluir. O importante é querer evoluir, ser a melhor versão de si mesmo, como dizem por aí, sem ser bonzinho demais servindo de massa de manobra para manipuladores.

Então, vejamos quais são as características que, geralmente, definem que uma pessoa é boa.

As característica de uma pessoa boa

As características de uma boa pessoa podem variar de acordo com as perspectivas e valores culturais, mas existem algumas qualidades que geralmente são consideradas importantes em uma boa pessoa, tais como:

  • Empatia: a capacidade de se colocar no lugar do outro e compreender seus sentimentos.
  • Honestidade: a honestidade é uma característica importante em qualquer relacionamento, pois ajuda a construir a confiança e a estabilidade.
  • Generosidade: uma pessoa boa é geralmente generosa, tanto em relação a bens materiais quanto a tempo e energia emocional.
  • Compaixão: uma pessoa boa é capaz de sentir empatia pelos outros e agir de forma compassiva em relação às suas necessidades.
  • Humildade: uma pessoa boa é humilde e não se coloca acima dos outros, mas valoriza e respeita a diversidade.
  • Paciência: a paciência é uma qualidade importante em qualquer relação, e uma pessoa boa é geralmente paciente e compreensiva em relação aos outros.
  • Respeito: uma pessoa boa trata os outros com respeito, independentemente de sua origem, etnia, gênero, orientação sexual ou crença religiosa.
  • Tolerância: uma pessoa boa é tolerante em relação às diferenças, e aceita as opiniões e visões de mundo divergentes das suas.
  • Altruísmo: uma pessoa boa é geralmente altruísta, e se preocupa com o bem-estar dos outros e da comunidade como um todo.
  • Senso de justiça: uma pessoa boa busca a justiça e a igualdade, e se esforça para corrigir as injustiças e desigualdades que encontra.

Seja sincero: você tem essas características. Quais?

Fontes:

  1. BBC
  2. mentalflow.co

Talvez te interesse ler também:

Amizade seria o fator mais importante para preservação da espécie na “nova” teoria da evolução

Para ser feliz bastam 12 minutos de gentileza por dia. Palavra da ciência

O que é Inteligência Emocional? Como desenvolvê-la?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...