Presépio Protesto: a manjedoura das famílias separadas na Califórnia


O presépio da Sagrada Família é um dos símbolos do Natal e a forma mais comum de vê-lo é com o Menino Jesus ao meio deitado na manjedoura, bem próximo de Maria e José, seus pais. Neste ano, uma igreja do Sul da Califórnia resolveu fazer diferente: o Menino Jesus continua no meio de Maria e José, mas eles estão separados em gaiolas, chamando a todos para refletirem sobre as família migrantes detidas na fronteira.

Segundo a reportagem publicada no site La Opinion, a imagem da “manjedoura das famílias separadas” foi captada pela Ministra da Igreja Metodista Unida de Claremont, Karen Clark Ristine, que a postou em seu Facebook com a seguinte mensagem:

“Logo após o nascimento de Jesus, José e Maria foram obrigados a fugir com o filho pequeno de Nazaré para o Egito para escapar do rei Herodes, um tirano. Eles temiam perseguição e morte. O que aconteceria se essa família buscasse refúgio em nosso país hoje?”

Clark complementa sua postagem com a chamada para a seguinte reflexão:

“Imagine Joseph e Maria separados na fronteira e Jesus com menos de dois anos separado de sua mãe, enviado para trás nos cercos dos centros de detenção da Patrulha da Fronteira, como aconteceu com mais de 5.500 crianças nos últimos três anos”.

Para finalizar sua postagem, a Ministra citou o que diz no Evangelho Segundo Mateus (25:35):

“Jesus disse: ‘Porque eu estava com fome e você me alimentou; Eu estava com sede e você me deu uma bebida; Eu era um estranho e você me pegou.”

Protesto

Ver um presépio como esse realmente, diferente do que estamos acostumados a ver, nos causa uma chocante impressão e, por mais que não resolva o problema das famílias separadas na fronteira, certamente tocará o coração de muitas pessoas para que algo possa de fato ser feito pelo próximo.

É tempo de Natal, é tempo de promover a paz, é tempo de pensar ainda mais no próximo e fazer o bem!

Talvez te interesse ler também:

UM MORADOR DE RUA VIRA PAPAI NOEL NO NOVO MURAL DE BANKSY LEMBRANDO A IMPORTÂNCIA DA SOLIDARIEDADE

EMBRULHAR PRESENTES COM JORNAIS, REVISTAS, PAPEIS DE PÃO PARA UM NATAL GREEN

JÓLABÓKAFLÓÐIÐ: NA ISLÂNDIA, A BELÍSSIMA TRADIÇÃO DE DAR LIVRO COMO PRESENTE DE NATAL 




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...