Ice on fire: o novo documentário de DiCaprio que nos mostra as soluções para salvar o planeta

  • atualizado: 
Ice on fire

Chama-se Ice on Fire e é o novo documentário sobre mudança climática produzido por Leonardo DiCaprio e dirigido por Leila Conners. Exibido pela HBO, ao contrário de muitos outros filmes sobre esse tema, o filme de DiCaprio traz novas esperanças mostrando soluções muitas vezes nunca vistas para retardar a crescente crise ambiental.

DiCaprio não nega isso. Os documentários sobre mudança climática podem ser complexos, mas esse seu novo filme traz uma nova visão, otimista, mas também realista, indo além do fato de que encarar o futuro potencialmente desastroso do nosso planeta, possa provocar ansiedade.

Cientistas de todo o mundo continuam a lutar e trabalhar ativamente para resolver o problema. Em Ice on Fire, DiCaprio, que também é o narrador, oferece uma olhar sobre os dispositivos, métodos e políticas que têm o potencial de retardar ou mesmo reverter as mudanças climáticas. Desta forma, ao contrário de outros documentários sobre meio ambiente, este vislumbra a esperança.

Onze anos após a primeira colaboração de Conners com DiCaprio em The 11th Hour, na qual os problemas relacionados ao aquecimento global foram enfatizados, Ice on Fire se concentra em pesquisas de ponta por trás da ciência do clima e nas inovações de hoje, visando reduzir os gases de efeito estufa na atmosfera. Isso poderia abrir caminho para uma redução no aumento da temperatura global com tantos benefícios para a vida do planeta.

O documentário sublinha a importância de uma abordagem imediata e dupla para reverter a crise: por um lado, reduzir as emissões de carbono através de fontes de energia renováveis ​​tradicionais e novas, como a energia ondomotriz, e por outro implementar medidas de "retirada", concentrando-se em métodos de redução e sequestro de carbono.

Ice on Fire foi filmado em todo o mundo, da Noruega ao Alasca, da Islândia ao Colorado, da Suíça à Costa Rica e mostra o que acontece nesses países através de relatos em primeira mão de pessoas na vanguarda da crise climática, cientistas, fazendeiros e inovadores.

Entre os lugares visitados, estão:

  • a Usal Redwood Forest Foundation, no norte da Califórnia, onde existe um projeto de armazenamento de carbono com foco em reflorestamento,
  • a fazenda urbana de Ron Finley em Los Angeles, onde os membros da comunidade cultivam a comida que precisam,
  • a máquina que limpa o ar da Climeworks em Zurique,
  • a Thimble Island Ocean Farm na costa de Connecticut, onde o proprietário Bren Smith cultiva mariscos e algas que absorvem mais carbono do que as plantas, algas que pode ser usado como alimento e fertilizante.

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!