Bailarina com Alzheimer dança O Lago dos Cisnes. Vídeo emocionante viraliza


Conviver com o Alzheimer não precisa ser um fardo triste, vazio e solitário. A música, a dança e o amor são capazes de preencher as lacunas que vão tomando conta do cérebro de quem sofre com essa doença.

A prova disso está no vídeo que tornou-se viral nos últimos dias, publicado inicialmente pela página do Música para Despertar e compartilhado para todos os cantos do planeta. 

O vídeo em questão mostra uma senhora de 90 anos com Alzheimer, dançando em sua cadeira de rodas.

Trata-se de Marta González, a bailarina que emocionou e colocou o mundo para dançar com sua versão de “O Lago dos Cisnes”.

O primeiro vídeo foi publicado no canal Música para Despertar, no dia 30 de outubro de 2020 e, a partir de então, milhares de pessoas visualizaram, curtiram e compartilharam… Inclusive artistas famosos como Antônio Banderas e Alejandro Sanz, dentre outros.

Não tem como não se emocionar:

Nesse vídeo foram intercaladas cenas de Marta González com as da bailarina Uliana Lopatkina pois, segundo explica o autor da publicação, não foi possível encontrar vídeos de quando Marta dançava, apenas fotos.

Junto de Marta, aparece no vídeo o Psicólogo, Musicoterapeuta e Diretor do instituto Música para Despertar, Pepe Olmedo, quem carinhosamente conduz a dança e a emoção da bailarina.

Sobre Marta González

Também conhecida como “Marta Fita”, foi diretora, coreógrafa e “prima ballerina” de sua própria companhia e escola de dança “Rosamunda”, em Nova York e Madrid. 

Formou-se nos anos 60 em Cuba com a Escola de Balé de Nicolay Yavorsky e desenvolveu um método próprio de ensino, com ênfase ao valor artístico e estético do balé.

O balé era a vida de Marta e foi por isso que ela conseguiu despertar e relembrar os belíssimos movimentos de O Lago dos Cisnes, quando ouviu a música de Tchaikovsky.

Infelizmente Marta faleceu há alguns meses, mas ela partiu fazendo o que mais amava na vida: ouvir, dançar e sentir o balé!

Veja AQUI alguma fotos de Marta publicadas pelo Música para Despertar em sua página no Facebook.

Música para Despertar é uma instituição sem fins lucrativos que recebe doações para continuar o belíssimo trabalho de “prolongar” um pouco mais a vida, pessoas que sofrem com o Alzheimer. 

Esse é um belíssimo trabalho de amor que mostra o poder da música em nossas vidas!

Talvez te interesse ler também:

Os incríveis benefícios da dança para corpo e alma

Ballet Fitness: corpo de bailarina sem fazer ballet e outros benefícios

Família improvisa supermercado em casa para vovó com Alzheimer fazer compras

O menino nigeriano que dança na chuva e nos lembra da importância de acreditar nos sonhos

Exercício físico é a chave de cura para o Alzheimer, diz pesquisa




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...