Como baixar e converter vídeo do YouTube


Baixar e converter vídeo do YouTube para enriquecer uma produção é bem simples se você contar com as ferramentas corretas. Saiba como!

Para enriquecer um conteúdo, seja uma vídeo aula ou uma apresentação de negócios, contar com um vídeo de outras fontes pode ser um recurso criativo interessante. Se antes fazer o download de um material de diferentes plataformas era praticamente impossível, hoje tem como baixar e converter vídeo do YouTube para utilizar sempre que precisar, claro que respeitando os direitos autorais.

Para baixar e converter vídeo do Youtube você vai precisar contar com ferramentas especialmente desenvolvidas para essa função. Para apresentar o passo a passo dessa tarefa, vamos utilizar o Wondershare UniConverter, um programa de conversão e edição de vídeo que reúne uma série de recursos em um mesmo programa.

A seguir, confira em 3 etapas como baixar um vídeo do YouTube, fazer a conversão de formato e finalizar o projeto pelo Wondershare UniConverter.

Baixar um vídeo do YouTube

Sites como o YouTube, Vimeo e Hulu contam com uma infinidade de materiais que podem ajudar a compor um projeto, desde vídeos completos, passando por músicas, até efeitos sonoros. Tudo isso pode ser salvo em seu computador por meio das ferramentas do UniConverter.

O primeiro passo é abrir a aba Baixar no software. Em uma janela do seu navegador, acesse o vídeo que deseja fazer o download copiando o endereço eletrônico. Somente no YouTube, o usuário tem uma infinidade de opções para baixar, tanto que é impossível determinar quantos vídeos existem no YouTube atualmente.

Imagem: Wondershare UniConverter

Na sequência, volte para a tela do UniConverter e clique no botão Copiar URL. Uma nova janela vai aparecer, com configurações de download, onde você deve indicar qual o formato e a qualidade de vídeo e áudio que deseja receber ao final do processo.

Depois, é só clicar em baixar para que o programa comece a fazer o download. Os vídeos baixados ficam em pastas específicas, dentro do próprio UniConverter, fazendo com que o usuário encontre tudo rapidamente.

Como converter um vídeo

Outra tarefa que é bem simples de realizar pelo Wondershare UniConverter é converter um vídeo. Mas quando a conversão pode ser necessária? A resposta é simples: para unificar todos os vídeos de uma produção em um mesmo formato.

Sempre que gravamos um vídeo pelo smartphone ou pela câmera, o projeto é salvo em um formato específico. O problema é que cada marca de câmera insere configurações próprias para salvar vídeos. Para ter uma noção, existem pelo menos 9 formatos de vídeos populares no mercado.

Essas diferenças fazem com que, por vezes, um vídeo feito por um Android, por exemplo, não rode em um aparelho iOS. É nesse momento que a conversão de um vídeo se mostra essencial.
No UniConverter, tudo o que você precisa fazer é acessar a aba Converter, para adicionar o vídeo que você deseja transformar. É ali que você deve identificar o “alvo”, que nada mais é do que a configuração que o vídeo deve ter após passar pela conversão. Após essa etapa, é só clicar em Converter.

Um ponto positivo desse recurso do UniConverter é que você pode fazer a conversão de vários vídeos ao mesmo tempo e, se preferir, reunir todos os vídeos em um mesmo projeto. Assim, quando a conversão acabar, ao invés de ter cada vídeo separado, você terá uma única faixa sequencial.

Editar um vídeo

Muitos programas de conversão de vídeo realizam somente essa função, fazendo com que o usuário precise de um segundo software para fazer a edição. No UniConverter, é justamente o contrário: é possível editar um vídeo na mesma plataforma de download e conversão.

Quando um vídeo é baixado, convertido ou inserido no programa, algumas funcionalidades surgem na tela. Logo abaixo da miniatura do vídeo vão aparecer ícones que indicam as edições que você pode fazer pelo UniConverter, entre elas o corte, o ajuste de formato da tela e efeitos especiais.

Nos efeitos especiais, o usuário tem a possibilidade de inserir legendas, marca d’água e fazer correções na iluminação com alguns filtros prontos. Há ainda a opção de colocar vários vídeos em uma mesma linha de tempo, ideal para projetos, tutoriais e vídeo aulas.

Depois de realizar todos os ajustes necessários, você deve clicar em Salvar, identificando o formato de saída e a qualidade escolhida para finalizar o projeto. Pronto! Seu vídeo já estará preparado para ser compartilhado!

Assim, em três passos simples, você terá feito o download, convertido um vídeo do YouTube e criado seu próprio projeto!




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...